Obino

Recursos do Passe Livre foram destinados às Associações de Estudantes

O Programa do Governo do Estado, Passe Livre Estudantil, teve nesta semana a consolidação dos primeiros pagamentos aos alunos de São Sepé. Após o cadastro dos estudantes universitários com apoio da Prefeitura Municipal – ainda no início de 2014 –  os recursos repassados para subsidiar o transporte de alunos para cidades como Santa Maria, Caçapava do Sul e São Gabriel foram destinados às Associações de Estudantes do município.

A ideia central do programa é manter uma ajuda de custos para os alunos.  A Metroplan, responsável pela execução, demorou alguns meses para consolidar as análises de cada estudante. No estado foram mais de 30 mil cadastros. Mesmo com a demora, os pagamentos que são mensais e calculados de acordo com os dias e aula e a distância que o aluno percorre, são feitos de forma retroativa. O que ocorreu na última semana foi o repasse do valor acumulado do 1º Semestre de 2014.

A lei criada no município destaca que somente alunos inseridos nas associações poderão receber a verba. A iniciativa garante a prestação de contas de acordo com as normais do programa. A prefeitura tem até o dia 30 de novembro para enviar a prestação completa dos pagamentos realizados. Por isso, as equipes da Secretaria de Educação pedem aos presidentes dos grupos que realizem os pagamentos e enviem os comprovantes o quanto antes. O Passe Livre do 2º semestre deve ser pago posteriormente aos alunos que fizeram a renovação. Novos cadastros não foram liberados pela Metroplan para 2014, mas há possibilidade do fato ocorrer nos primeiros meses do próximo ano.

 

Fonte: A.I. Prefeitura Municipal de São Sepé