Realidade narrada em versos: jovens de São Sepé apostam no “rap” e gravam música autoral

0
250

guilherme PPCI ok

brezza


_MG_6199-2

Eles não precisam muito mais do que uma caixa de som, algumas batidas, papel e caneta. Pode parecer pouco, mas foi com estes instrumentos e desta forma que uma dupla de São Sepé encontrou o caminho para expressar o que sente e, principalmente, fazer o que gosta. Franccesco Munhoz dos Santos, 26 anos, e Irwin Campos Pires, 22 anos, deixam de ser apenas amigos para virarem colegas de trabalho por alguns momentos. Mais do que isso: com uma ideia na cabeça e um sonho no horizonte, se transformam no “Extrema Conduta”, uma banda de rap que começa a trilhar o caminho com a gravação de músicas autorais.

_MG_6212-2

Não foi fácil para “Mc du héfy” e “MC Irwi” (nomes artísticos) entrarem num estúdio com estrutura, qualidade sonora e produção profissional (as gravações ocorrem no estúdio Frequência Urbana, em São Sepé). O início de tudo se resumia em um celular com algumas “bases” no player. “Não tínhamos apoio, nem influência onde a gente convivia. Mas aos poucos as pessoas começaram a parar para ouvir o que estávamos tentando transmitir e, a partir daí, a gente foi ganhando mais confiança”, conta Franccesco.


Clique abaixo e ouça um trecho da música “Dilemas” do “Extrema Conduta”


Antes de investir na música, os dois chegaram a morar em Santa Catarina. Eles contam que mesmo com as coisas dando certo por lá (ambos tinham emprego), percebiam que aquele tipo de trabalho não os motivava. “A gente queria mesmo era escrever o que a gente pensa”, relatam. Na sonoridade da dupla não está somente o rap. Das influências de Projota, Pollo, Racionais MC’s, ConeCrew Diretoria e outros, os sepeenses cantam o que chamam de rap/charme e motivacionais.

No repertório, o “Extrema Conduta” tem 18 faixas de autoria própria. O trabalho que já pode ser conferido em recentes eventos como o “Festival Coletivo Sepeense de Artes”, também já levou o nome do município pela região. “Fomos o 2º lugar na categoria freestyle em batalha de rima, em um festival de Hip Hop em Caçapava do Sul”, conta Irwin.


E aí, se interessou no trabalho dessa garotada? O “Extrema Conduta” se apresenta neste sábado, 20, em dois eventos. Mais cedo, no final da tarde, sobem no palco da 2ª Festa da Uva, na Praça das Mercês. Já na madrugada, a dupla faz show no Clube Bento Gonçalves.

“Agradecemos o apoio que várias pessoas estão nos dando, nos incentivando. Nossa família, amigos, ao Paulo Nunes que nos deu oportunidade de entrar em um estúdio, ao Joãozinho pela seriedade e profissionalismo, enfim, todo mundo que acredita em nosso trabalho”, destacam.

Quem quiser acompanhar o “Extrema Conduta” pode curtir a página no facebook clicando aqui.

 

 

 

Guilherme Motta