Raphael Oliveira

A importância dos Pais e Professores na vida das crianças

“As crianças são o futuro da nação, elas serão as responsáveis pelo futuro do país!”

Essa frase está presente em toda nossa existência e é uma das maiores verdades que existe, esperamos ano após ano por mudanças, um país melhor, uma maneira diferente de nossos líderes pensarem e agirem, mas esquecemos as vezes de preparar as pessoas mais importantes para que isso ocorra, as crianças. Sim! Serão as nossas crianças as responsáveis pelo futuro do Brasil, serão elas os futuros professores, médicos, engenheiros, empresários, deputados e presidentes da república.

Mas como prepará-las?

As pessoas de sucesso, em algum momento da vida têm mentores, pessoas que passam algum conhecimento, maneiras de pensar e agir. Isso pode acontecer na infância e para o futuro do Mundo mudar as crianças devem ter uma base muito sólida e bem estruturada, mentores que realmente ensinem algo que fará uma diferença na vida delas, talvez uma maneira de se preocupar mais com o meio ambiente, uma maneira de ver a importância da educação, de ver todo ser humano como pessoas iguais, sem distinção por raça, cor ou classe social, ou quem sabe uma maneira de pensar mais em sociedade, em benefício do próximo do que apenas ficar olhando apenas para o próprio umbigo.

Estudos comprovam que os primeiros anos de vida têm importância decisiva na definição posterior da personalidade da criança, dos 0 aos 8 anos as crianças acreditam em tudo que lhes é dito, até os 18 anos o ser humano é treinado por mais de 100 mil horas em casa e na escola, também é durante a infância  que é formado a maior parte da suas crenças e verdades, verdades essas que eles irão levar muitas vezes para o resto das suas vidas e que aprendem com seus pais e professores, esses por sua vez aprenderam também com seus pais, que aprenderam com seus avós e assim por diante e sem perceber essas verdades, essas maneiras de agir e pensar são coisas que já duram mais de 4 gerações, muitas vezes pensamentos de 100 anos atrás, ou seja, temos como base algo totalmente diferente do que acontece nos dias de hoje e se formos passando essas informações e crenças como iremos mudar o futuro da nossa nação se nossas crianças tem também essa mesma base. Portanto, reflita sobre o que você acredita e se essa é sua verdade ou a verdade de alguém do passado? E principalmente o quanto você pode estar usando isso com as crianças de hoje! É como… HISTÓRIA DO FRANGO.
Nos dias de hoje, cada vez mais professores, pais e responsáveis estão buscando se conhecer, se especializar e estudar sobre o comportamento humano. Entendem que são exemplos e guias para o caminho das crianças.

Antigamente se acreditava que o QI (quociente intelectual) capacidade de conhecimento técnica da criança, o que ela tinha capacidade de aprender, era a única coisa importante, mas nos dias de hoje já se é comprovado que o QE (quociente emocional) que é a maneira como a pessoa lida com as suas emoções é tão importante quanto o QI principalmente na hora de se conseguir um emprego e essa importância aumenta na hora de se conseguir uma promoção profissional segundo a Carrer Builder  o maior site de empregos do Mundo que realizou uma entrevista com mais de 2662 executivos para esse estudo.
A escola também exerce um papel fundamental no desenvolvimento pessoal do aluno. Hoje em dia, com um Mundo mais corporativo alguns pais não tem tanto tempo como gostariam de ficarem com seus filhos e também alguns não tem ainda uma experiência adequada, por serem pais de primeira viagem. É nesses momentos que se torna mais importante o papel das escolas e dos professores, eles têm como papel construir, auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, promovendo não apenas o conhecimento técnico, mas sim o conhecimento do desenvolvimento pessoal que é o mais necessário, auxiliando essas crianças a terem pensamentos e comportamentos mais positivos a favor da sociedade, ensinando-lhes a lidar com emoções e como reagir da melhor maneira.

As crianças não precisam aprender errando primeiro. Elas podem ter um Norte, alguém que as guie pelo melhor caminho e ai sim, gerar uma mudança, uma real mudança no nosso Mundo.

Imagine se na nossa infância tivéssemos todo conhecimento que temos hoje, com certeza seríamos adultos e pais com um nível de consciência muito melhor e é isso que os professores podem proporcionar as crianças, formando não só adultos mais desenvolvidos, mas sim grandes mestres para as demais gerações.
Priscila Santos & Raphael Oliveira
Coach e Practitioner em PNL