Quatro meninos são retirados de caverna na Tailândia

0
91
Foto: reprodução/Thai Navy Seal


 

 

Foto: reprodução/Thai Navy Seal

Quatro meninos já foram retirados neste domingo, 8, da caverna no norte da Tailândia, onde estavam presos há 15 dias, de acordo com o coordenador do resgate. Eles foram levados para o hospital da província de Chiang Rai.

Mais cedo, a agência de notícias Reuters afirmou que seis meninos tinham sido retirados da cavidade subterrânea, atribuindo a informação a um integrante sênior da equipe de resgate médico. A informação foi corrigida pela agência às 11h27min.

O governador e o coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn, informou que as equipes vão repor o estoque de oxigênio da caverna e que precisam de “cerca de 10 horas” para se preparar para a próxima operação.

O início do resgate do grupo – composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos- foi anunciado na manhã deste domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local). Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam por exames físicos.

Osottanakorn afirmou que 90 mergulhadores – 50 estrangeiros e 40 tailandeses – participam da operação.

Mais cedo, o governo havia afirmado que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, conduziriam o grupo pelos trechos inundados da caverna Tham Luang, que está complemente no escuro. Toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.

Inicialmente, o governo informou que a viagem de volta começaria com um grupo de quatro meninos. Depois, segundo o “Bangkok Post”, dois grupos com três meninos iriam deixar a galeria subterrânea. Por último, mais dois garotos e o treinador serão trazidos para fora.

A travessia de cerca de 4 km é feita em etapas. Durante o percurso, o grupo precisa mergulhar em um trecho e depois passa por outro caminhando por uma área com relevo acidentado. Preocupados com o estado de saúde dos meninos, que passaram por nove dias de jejum forçado, uma base de socorro foi montada ainda dentro da caverna. Alguns dos meninos não sabem nadar.

 

 

Fonte: G1