Quase 200 pessoas se vacinaram contra a Febre Amarela em São Sepé

0
72
Foto: reprodução/Pedro Ventura/Agência Brasília


Foto: reprodução/Pedro Ventura/Agência Brasília

Nos últimos dias foi intensa a procura pela vacina contra a Febre Amarela na Unidade Básica de Saúde do Centro, em São Sepé, em função do surto da doença em outras regiões do país. De acordo com a enfermeira Anna Paula Beltrame, foram aplicadas 190 doses na unidade.

Em razão da grande procura, até o momento não há mais doses da vacina no município sepeense. “Faremos mais pedidos para o mês de fevereiro. Como é vacina de rotina, ela vem todo mês. A demanda foi muito grande e nosso estoque terminou antes do previsto”, explica.

O programa nacional de imunizações preconiza duas doses desta vacina. A primeira é feita aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos como reforço. Para crianças acima dos 5 anos e adultos não vacinados é feita uma dose inicial (1ª dose) e um reforço 10 anos após a primeira dose. Já quem tem apenas a primeira dose deve observar a data em que foi feita a vacina e fazer o reforço após 10 anos da data em que foi feita a primeira vacina contra a Febre Amarela. Não se vacina mais Febre Amarela de 10 em 10 anos como era anteriormente.