Projeto que leva o circo às escolas de Formigueiro deve encerrar em julho

0
52

Com previsão de término das atividades para o começo de julho, o projeto cultural “A Arte Circense e seus Encantos” segue ocorrendo em Formigueiro. São ações voltadas ao aprendizado e bem-estar de crianças e adolescentes, de diferentes escolas e locais do município. As atividades são gratuitas e começaram em março deste ano.

Dentre as atividades, estão oficinas de iniciação circense, iniciação teatral e iniciação ao clown (palhaço). Agora, vamos falar um pouco da última citada – tudo sobre um dos personagens destaques de qualquer picadeiro – o palhaço.

arte circense circo formigueiro

As oficinas de iniciação ao clown remetem os participantes à essência dos truques engraçados, das palavras divertidas e mais ainda, mostram que o universo de uma trupe fica mais completo com a presença do bom e tradicional palhaço. Tais oficinas são comandadas pelos professores Ricardo Paim e Patrícia Garcia, ambos, com formação em artes cênicas, pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

“As crianças aprendem sobre a rotina de um palhaço no picadeiro, e os encantos de saber conduzir uma apresentação de humor, bem como visamos estimular, através da oficina, o relacionamento interpessoal e a autoestima, motivar e potencializar a habilidade de comunicação. São dicas, conselhos e ensinamentos, tudo para aproximar todos do assunto principal do projeto cultural”, disse a coordenadora geral do projeto, Claudete Morim Pereira.

Mais do que simplesmente fazer rir, o personagem dá ânimo e contribui na vida de um circo, afinal de contas, muitos vão até o picadeiro, apenas para ver aquela pessoa de olhar sincero, palavras que motivam e encantam.

“Até nós, que acompanhamos e coordenamos, aproveitamos a valer as oficinas do clown. São momentos únicos, onde o olhar dos participantes brilha”, comentou a coordenadora, Claudete.

O término do projeto será em dois momentos específicos. Primeiro, no dia 2 de julho, quinta-feira, com Apresentação de Talentos. Após, no dia 3 de julho, sexta-feira, com o espetáculo “Os Maluquinhos”. Ambas as atividades serão no Salão Católico, às 13h30min.

A realização do projeto é de RVB Produções Culturais, com patrocínio da Arrozeira Sepeense S/A, e incentivo da Pró-Cultura RS (Lei de Incentivo a Cultura – LIC/RS).

 

Foto: Divulgação