Professores municipais preparam mobilização contra proposta de alteração no Plano de Carreira


 

Professores municipais de São Sepé, liderados pelo Sindicato da classe, se mobilizam contra um projeto de readequação do Plano de Carreira do Magistério sugerido pelo Executo Municipal há algumas semanas. De acordo com o SIPROMUSS (Sindicato dos Professores Municipais de São Sepé), as medidas atingem os vencimentos da classe e implicam em redução de direitos.

Um perito licitado pela Prefeitura de São Sepé apresentou recentemente um estudo baseado nas condições econômicas do município, sugerindo alterações na modalidade com a criação da chamada “parcela destacada”. A justificativa seria reduzir o impacto financeiro nos cofres municipais a partir da adequação ao Piso Nacional do Magistério. Para a presidente do SIPROMUSS, Rozangela Freitas Figueira, a avaliação da grande maioria dos profissionais foi negativa já que as mudanças refletem na carreira. “Desde que assumimos a presidência tínhamos conhecimento de que algo estava sendo avaliado, mas não fomos chamados a participar do debate”, frisa.

O receio do grupo é que o projeto que poderá ser encaminhado para a Câmara Vereadores traga perdas para os professores. “Vendo a preocupação dos colegas tivemos um encontro com o legislativo onde expusemos a situação. Depois, reunimos um grande grupo de professores na escola Tiaraju para traçar novas ações na cidade, sempre no sentido de mostrar a necessidade da valorização da categoria”, explicou Rozangela.

A prefeitura diz que o impacto na folha após as decisões judiciais que concedem o pagamento do Piso Nacional não será sustentável a médio e longo prazo. Os professores, no entanto, salientaram que apesar das dificuldades não podem perder direitos. “A categoria tem consciência das dificuldades enfrentadas pela sociedade atual, mas tem bem claro a importância do seu papel que é indispensável na comunidade”, avalia a presidente.

O grupo confeccionou faixas e adesivos e pretende continuar o trabalho junto da população nas próximas semanas.