Professores estaduais preparam mobilização no Centro de Santa Maria

0
57

ppci - resfria - popular


Assembleia Regional realizada na tarde desta segunda. Foto Maiquel Rosauro
Foto: divulgação/Maiquel Rosauro

O 2º Núcleo do CPERS/Sindicato irá mobilizar professores, alunos e gestores educacionais nesta terça-feira, 14. A partir das 14h, haverá concentração na barraca dos grevistas, localizada no Viaduto Evandro Behr, no Centro de Santa Maria. Na sequência, será realizada uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores.

Conforme a diretora do 2º Núcleo, Sandra Regio, o objetivo é aumentar a pressão no governo estadual para a continuidade das negociações e também mostrar para a população os motivos da continuidade da greve do magistério gaúcho.

“As ocupações dos alunos nas escolas seguem firmes e nós professores continuamos fortes na greve. Pedimos a todos que irão participar da caminhada que levem doações que serão repassadas para os alunos nas ocupações, sobretudo, alimentos e materiais de limpeza”, avalia Sandra.

A caminhada foi definida na Assembleia Regional do 2º Núcleo, realizada na tarde desta segunda, 13, no Instituto de Educação Olavo Bilac. Mais de 300 professores estiveram presentes para escolher os delegados que irão participar do 9º Congresso do CPERS, de 1º a 3 de julho, em Bento Gonçalves.

Em Santa Maria, oito escolas estão ocupadas pelos estudantes: Cilon Rosa, Augusto Ruschi, Margarida Lopes, Tancredo Neves, Olavo Bilac, Maria Rocha, Walter Jobim e Manoel Ribas (Maneco).

Em São Sepé, os professores do Colégio Estadual São Sepé (CESS) seguem em greve. Uma reunião deve acontecer na próxima sexta-feira, 17, para definir se o movimento continua.

 

Comando de Greve ocupa Centro Administrativo, em Porto Alegre

O Comando de Greve do CPERS ocupa, neste momento, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Os professores afirmam que só irão sair do local quando o governo Sartori apresentar uma proposta concreta para a categoria.

Na tarde desta segunda, ocorreu no CAFF a quarta reunião do Comando com representantes do governo, sem nenhuma proposta para os educadores, que já estão na quinta semana de greve.

O Comando de Greve exige, neste momento, a retirada do PL 44, a revogação da portaria do Difícil Acesso e a questão de um terço da hora atividade.

 

 

* Maiquel Rosauro / Assessoria de Imprensa 2º Núcleo CPERS/Sindicato

 

Guilherme Motta