Professor natural de Formigueiro é homenageado em Brasília

0
47
Foto: divulgação

 

Foto: divulgação

A vereadora Giselda Bassan aprovou a moção de aplauso ao formigueirense Luiz Celso Giacomini, pela homenagem recebida em Brasília, em 22 de março deste ano, no qual foi entregue a Medalha do Mérito Esportivo Militar, tendo como padrinho o General Smicelato, figura representativa no esporte brasileiro. Giacomini é professor e desportista de renome no país, se destacando pelo trabalho que faz ao longo dos anos dedicado ao esporte brasileiro.

No seu currículo estão os cargos de Diretor de Ciência e Tecnologia do Ministério do Esporte, Secretário Nacional Adjunto de Esporte em 2001 e 2002. Em 2016 retornou ao Ministério do Esporte como Diretor de Informação e Educação da autoridade brasileira de controle de dopagem onde tornou-se Secretário Nacional em 2017. Em 2018 se tornou Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento tendo sido homenageado como Destaque Esportivo do ano pelo Conselho Regional de Educação Física e pelo Conselho de São Paulo.

Nascido em Formigueiro cursou até o quinto ano na escola Oliva Lorentz Schumacher e depois estudou no colégio Manoel Ribas e Ginásio Nossa Senhora de Lourdes (Vale Vêneto). Cursou o segundo grau no colégio Santa Maria e depois ingressou na UFSM no curso de Educação Física onde através de concurso em 1973 entrou como professor. No CEFD foi Chefe de Departamento, Coordenador do Curso e Diretor.

Criou a Associação Desportiva da UFSM pela qual foi 12 vezes campeão brasileiro e 14 Sul Americano, tendo classificado o Brasil para duas olimpíadas na modalidade de handebol, inclusive atuou como técnico da Seleção brasileira de Handebol. Foi membro dos conselhos de Ensino e Pesquisa EVUNIVERSITARIO da UFSM. Presidente da FUNDERGS. Em 2019 foi condecorado com a Medalha do Mérito Esportivo Militar.

Para Formigueiro, no ano de 2002 liberou R$ 350 mil que foram destinados para a construção do Ginásio Municipal, bem como em 2018 liberou para Formigueiro R$ 680 mil para modernização de Complexo Esportivo.

A moção foi encaminhada para Luiz Celso que reside em Brasília.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de Formigueiro