Obino

Precariedade de trecho da ERS-149 gera reivindicação de produtores rurais


Produtores rurais da localidade de Tupancy planejam se articular para bloquear parte do trecho da ERS-149, entre São Sepé e Vila Nova do Sul. Desta vez, a estrada alvo de críticas devido ao estado de conservação é de competência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS), órgão vinculado ao governo estadual.

Além da precariedade do trecho, também chamou atenção do grupo uma manifestação do órgão estadual, que mesmo após anos de manutenção da estrada, agora teria alegado que a competência para o reparo seria do Município.

A manifestação feita por e-mail em resposta ao pedido de atenção para o caso pegou também de surpresa membros da Prefeitura de São Sepé. Frente à situação, alguns produtores já teriam cogitado, inclusive, fazer o reparo de forma particular.

O prefeito Léo Girardello disse que procurou o secretário de Transportes do RS, Pedro Westphalen, para tratar do assunto e esclarecer o caso. “O secretário garantiu que a estrada ERS-149 é de responsabilidade do Estado. Informou ainda que já está sendo feito o trâmite para contratação da empresa que fará os reparos na estrada”, sublinhou.

O chefe do Executivo Municipal ainda disse que a Prefeitura poderá auxiliar com a destinação de cascalho durante a recuperação da estrada.