Polícia desarticula quadrilha que atacava bancos com explosivos

0
95
Foto: divulgação/Polícia Civil


Na manhã desta quinta-feira, 23, policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais – (1ª DR/DEIC), deflagraram a Operação Bird nos municípios de Alvorada, Viamão, Porto Alegre, Guaíba. A ação visa a desarticular uma organização criminosa responsável por latrocínio contra policiais civis, roubos a instituições bancárias, com emprego de explosivo e outros delitos.

Segundo os Delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a organização criminosa era uma das mais violentas em atividade no Rio Grande do Sul, responsável por diversos crimes no estado em 2016, e voltariam a praticar novos crimes.

Foto: divulgação/Polícia Civil

Dentre os fatos praticados pela organização criminosa, destacam-se o ataque ao Banco Bradesco, da cidade de Bom Retiro do Sul, ocorrido no dia 1º de outubro de 2016, quando quatro criminosos se utilizaram de explosivos para romper os caixas eletrônicos.

Ainda, outro fato investigado se refere ao ataque a um terminal eletrônico situado na cidade de Eldorado do Sul, na subprefeitura daquele município, ocorrido no dia 20 de outubro de 2016, quando pelo menos quatro indivíduos se utilizaram de explosivos para romper o caixa eletrônico instalado no local. Em todos os locais houve diversos disparos de arma de fogo, de fuzis e pistolas.

Os criminosos expuseram diversas pessoas ao risco de morte, quer pelo emprego dos explosivos, em áreas habitadas, mas também por terem feito pessoas reféns e disparado contra os veículos automotores que passavam pelas vias públicas, asseveraram os delegados.

No dia 1º de novembro de 2016, na cidade de Arroio dos Ratos, policiais da 1ª DR/DEIC entraram em confronto com a organização criminosa, que na ocasião iniciavam os atos executórios para o roubo com emprego de explosivos contra o Banco do Brasil. Houve confronto com os policiais, tendo um policial restado ferido, assim como alguns dos suspeitos pelos ataques.

Segundo o Delelegado Sander Cajal, diretor da Divisão de Investigações Criminais do DEIC, participaram ao todo cerca de 50 policiais da especializada, sendo alvo de buscas 10 imóveis na cidade de Alvorada, Guaíba, Viamão e Porto Alegre.

A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da sociedade na elucidação de crimes como o ora investigado. Para tanto, qualquer pessoa poderá se valer dos telefones abaixo elencados, sendo garantido o anonimato:

 

Disque-denúncia: 0800-510 2828

WhatsApp e Telegram: (51) 98418-7814

Site da Polícia Civil: www.pc.rs.gov.br

Site do DEIC: www.deic.pc.rs.gov.br/inicial