Poder Judiciário de São Sepé promove ações para diminuir a criminalidade

0
164

guilherme PPCI ok


_MG_9580-2

Com o objetivo de promover a diminuição dos índices de criminalidade em São Sepé, o Poder Judiciário local está desenvolvendo ações no município. Casos envolvendo arremesso de drogas para o interior do presídio têm chamado a atenção das autoridades de segurança e expondo o problema da criminalidade no município.

De acordo com o Juiz de Direito Thiago Tristão Lima, foi realizada recentemente uma reunião com os comandos das polícias. No encontro ficaram estabelecidas linhas de trabalho que visam a cooperação ainda mais efetiva da atividade judicial com a policial. Lima informou que foram definidas estratégias de atuação até o final de ano, com ênfase ao enfrentamento ao tráfico de drogas em São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul.

 

Arremesso de drogas no presídio de São Sepé

IMG_2285Os recentes casos envolvendo a tentativa de arremesso de drogas ou celulares para o interior do Presídio Estadual de São Sepé têm ganhado atenção do judiciário local. Conforme o Juiz, os processos de réus presos estão tendo tramitação ligeira, com o objetivo de promover uma resposta do Estado aos crimes que são praticados em São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul.

“Já existia desde 2014 uma preocupação do Poder Judiciário com o aumento do muro (tela soldada) do Presídio de São Sepé, visando trazer mais segurança ao estabelecimento bem como dificultar o arremesso de drogas e celulares para seu interior, razão pela qual foi destinado ao Conselho da Comunidade a quantia de R$ 8.000,00 (oito mil reais) decorrentes das penas alternativas (Projeto apresentado ao Poder Judiciário pelo Conselho da Comunidade de São Sepé, visando a instalação de tela soldada no presídio)”, destaca o magistrado.

 

Arremesso de drogas configura tráfico

Conforme Lima, a conduta de arremessar drogas para o interior do presídio configura Tráfico de Drogas (Art. 33 da Lei nº. 11.343/06), já que fica evidente a intenção do agente de destinar a droga a terceiros.

O preso, ao ser condenado por esse tipo de conduta, terá sua pena aumentada de 1/6 a 2/3, em razão do fato ter sido cometido nas imediações de estabelecimento prisional (ART. 40, inciso III da Lei nº. 11.343/06).

 

Autoridades policiais estão atentas ao caso

Os casos envolvendo arremesso de drogas no presídio têm chamado a atenção em São Sepé. No início deste mês, duas mulheres foram detidas com drogas próximo ao presídio, além de um homem que tentou arremessar os entorpecentes em um período de dois dias após o primeiro caso ter ocorrido. Estes delitos têm sido combatidos com mais ênfase pelas autoridades de segurança pública.

“Todos tiveram a Prisão Preventiva decretada pelo Poder Judiciário. Cabe destacar o papel desempenhado pela Polícia Militar que mesmo com o efetivo reduzido está tendo uma presença efetiva na comunidade e através da realização de patrulhamento preventivo vem conseguindo impedir que crimes sejam consumados”, salienta o magistrado.

 

Comunidade deve denunciar

Mesmo com um efetivo completo, a polícia não consegue estar em todos os locais da cidade ao mesmo tempo. Conforme o Juiz, é de fundamental importância que a comunidade realize denúncias anônimas quando observar atitudes suspeitas.

A prisão do homem dia 9 de novembro foi facilitada pela denúncia anônima recebida pela Brigada Militar.

“No caso específico de tráfico de drogas nos arredores do Presídio, é de fundamental importância que os moradores da vizinhança também façam as denúncias quando verificarem que pessoas estranhas estão nas proximidades dos muros do estabelecimento prisional, contribuindo no sentido que os criminosos sejam identificados e venham a ser responsabilizados pelos seus atos”, destaca o Juiz.

 

Leia também

Mulheres são detidas com drogas próximo ao Presídio Estadual de São Sepé

BM aborda homem com drogas que seriam arremessadas no Presídio de São Sepé

 

 

Fotos: arquivo / O Sepeense

 

Scherer imóveis igor