Obino

Olho no céu: Itaara tem Observatório de Astronomia


 

Fotos: divulgação

Para quem quer conhecer mais sobre a Astronomia e deixar-se encantar pelas belezas de um céu noturno com suas estrelas, planetas, a majestosa Lua, poder espiar as maravilhas do universo com auxílio de potente telescópio. Isto já é possível na Região Central do RS: um Observatório de Astronomia em Itaara inicia sua agenda de eventos propondo ao visitante a experiência de alçar voo pelo Cosmos mesmo estando com os pés no chão.

Nos dias 12, 13, 16, 18 e 19 de janeiro o Observatório BioAstronômico Cosmos abrirá suas portas para os visitantes no evento “Uma janela para céu” que consiste em visita ao Observatório e suas exposições temáticas e mais observação guiada do céu noturno com telescópio.

 

Sobre o Observatório BioAstronômico Cosmos

Constituído em modelo itinerante desde 2003 pela iniciativa privada, o Observatório realizou atividades, projetos e ações educativas e científicas de maneira móvel em mais de 180 cidades e para mais de 350 mil alunos e professores das comunidades escolares gaúchas em todos os níveis – desde educação infantil até graduação.

Em março de 2018 sua sede física foi concluída e aberta para atendimento do público escolar. A altitude e a baixa poluição luminosa foram fatores preponderantes para que Itaara fosse o município escolhido para este empreendimento .

O Observatório consolida-se como um referencial educacional e turístico em nível regional, estadual, nacional e internacional tendo suas atividades já conveniadas com instituições renomadas como Agência Espacial Brasileira (AEB) Agência Espacial Norte Americana ( NASA) Agência Espacial Europeia (EASA), destacando-se a parceria Observatório e a Buzz Aldrin’s ShareSpace Foundation que é uma organização sem fins lucrativos dedicada a inspirar paixões infantis para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O Observatório COSMOS é a primeira instituição na América do Sul a fazer parte da Buzz Aldrin’s ShareSpace Foundation, parceria consolidada no ano de 2016.

 

Missão

Difusão e popularização da Astronomia e Ciências afins, de maneira não-formal e interativa, contribuindo para despertar o interesse da comunidade escolar Gaúcha (educadores e educandos) pela Ciência e Tecnologia, colaborando para a erradicação do analfabetismo científico isto através da visitação ao Observatório COSMOS, exposições e projetos educacionais itinerantes.

 

Objetivo geral

Divulgar a Ciência da Astronomia e Ciências afins de forma educacional comprometendo-se com a erradicação do Analfabetismo Científico; e de forma turística gerar fluxo intenso e permanente de visitantes para o município de Itaara e Região Central do RS.

 

Evento “Uma janela para o céu”

Datas: 12, 13, 16, 18 e 19 de janeiro

Horário: 21h

Classificação: 12 anos

Ingresso: R$ 20,00

Ingressos limitados – é preciso fazer agendamento prévio pelo fone (55) 99179-0096 ou cosmos@cosmosbr.org.br.

Local: Observatório BioAstronômico Cosmos (ao lado Museu Internacional de Ufologia) Rua Vanderlei de Almeida s/n – Parque Serrano 2 – Itaara/RS

Em caso de chuva ou nebulosidade o evento é cancelado e transferido para outra data.