Obino

Morre ex-prefeito de São Gabriel Roque Montagner


 

Morreu, por volta das 22h de segunda-feira, 29, o ex-prefeito de São Gabriel Roque Montagner, de 73 anos, vítima de um câncer no intestino.

De acordo com o boletim médico, uma complicação resultado de uma cirurgia no Hospital Militar, em Porto Alegre, levou à sua morte. O quatro clínico havia se agravado há cerca de duas semanas, quando Montagner foi internado na instituição. O diagnóstico de câncer veio neste ano, há cerca de dois meses.

Roque Montagner, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi prefeito de São Gabriel entre 2013 e 2016. Segundo sua família, o agropecuarista por profissão, e militar reformado, que já tinha dedicado pelo menos 20 anos de sua vida à administração do Hospital Santa Casa de Caridade, na saúde curativa, lançou sua candidatura com o objetivo de melhorar a saúde local, preventiva.

Ainda que nunca tivesse concorrido a um cargo público até aquele momento, venceu.

“Ele deixou um legado na área da saúde. Tanto dentro da Santa Casa quanto da prefeitura. Criou 17 equipes de Estratégia da Saúde e foi o responsável pelo maior concurso público na área da história de São Gabriel: mais de 200 profissionais foram chamados. Fez isso porque era uma pessoa muito preocupada com a saúde das crianças, que são o futuro, e com os idosos, que fizeram com que se pudesse chegar até aqui. Acredito que ele cumpriu sua missão em vida”, conta o ex-procurador jurídico durante o mandato de Montagner, Guilherme Abib.

Montagner nasceu em Faxinal do Soturno, um dos municípios da Quarta Colônia, em 1º de setembro de 1945. Ele viajou a São Gabriel para servir ao Exército. Foi o município onde decidiu viver depois que conheceu Maria Izabel Cortiana Ferreira, hoje também Montagner, com quem se casou e teve três filhos: Cristina, Francisco e Roberta, bem como duas netas e um neto.

Montagner tentou a reeleição ao final do 1º mandato, mas não venceu. Aproveitava, atualmente, a aposentadoria junto da família, e foi junto dela que lutou contra o câncer, que infelizmente encerrou a sua vida após quase oito décadas de existência.

 

LUTO

A Câmara de Vereadores de São Gabriel decretou luto oficial por três dias em homenagem à Roque Montagner.

 

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria