MetSul alerta para o risco de chuva volumosa e tempestades

0
89

420c1a576ea502f5b7b47670d9b7e3e8

A MetSul Meteorologia alerta que ante a atmosfera quente e úmida com altas taxas de instabilidade atmosférica muitas das nuvens vão ser bastante carregadas com provável chuva localmente forte a intensa com temporais, alguns até fortes, de vento e granizo.

A MetSul Meteorologia adverte, contudo, que a quarta, 31, e a quinta-feira, 1º, são os dias que se revestem de maior risco no Rio Grande do Sul com alta probabilidade de chuva forte a torrencial em diversas regiões e muitos temporais, alguns fortes a severos com potencial de danos por vento ou granizo.

Dois fatores críticos para a instabilidade intensa vão se somar neste dois dias: o ingresso de ar muito quente com significativa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera a partir do Norte da Argentina e a Bolívia, e pressão atmosférica bastante baixa ao redor de 1000 hPa. Tal como no dia último 20 de dezembro, é acentuado o risco de vento forte. Para os dois dias, os modelos numéricos que temos analisados indicam valores de instabilidade atmosféricas muito elevados na maior parte do Estado com chuva e a probabilidade de alta incidência de raios.

Tanto amanhã como na quinta as condições vão ser muito favoráveis ao registro de precipitações intensas no Rio Grande do Sul com altos volumes em curto período, o que traz risco de alagamentos, mas será a quinta-feira o dia com maior probabilidade de chuva volumosa com acumulados acima de 100 mm (média inteira de janeiro) em apenas um dia.

 

Fonte: MetSul Meteorologia

Foto: Reprodução / Met Sul