Médicos cubanos encerram atividades em Formigueiro

0
97
Foto: O Sepeense


 

A Prefeitura de Formigueiro, por meio de uma nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quarta-feira, 21, que o município ficará sem os dois médicos cubanos que atuavam até então no interior e na Unidade Básica de Saúde – Centro.

A saída destes profissionais ocorre depois que o governo de Cuba anunciou o encerramento das atividades do programa Mais Médicos no Brasil. Confira, abaixo, a nota na íntegra emitida pelo secretário Mateus Freo Ruviaro.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Formigueiro, vem através deste, informar que conforme a decisão do Governo de Cuba, no dia de ontem fomos notificados que se encerraram as atividades do Programa Mais Médicos para o Brasil. Consequentemente, dois profissionais que prestavam atendimento em nosso nosso município, no interior e na Unidade Básica de Saúde – Centro, concluíram suas atividades no dia 20 de novembro.

Visando que a população Formigueirense não fique desassistida, a Secretaria Municipal de Saúde orienta como medida imediata que os munícipes que necessitarem de atendimento, devem dirigirem-se até a Unidade Básica Central onde serão acolhidos pela equipe de enfermagem e posteriormente triados. Caso necessário, os munícipes serão encaminhados ao Hospital Municipal.

Salientamos que ontem foi publicado o edital nº 18 para a reposição de profissionais nas vagas que ficaram em aberto após o retorno dos médicos cubanos. A expectativa é que até o dia 07/12/2018 os municípios estarão recebendo novos os profissionais.

Na oportunidade, e em nome da administração municipal, gostaria de agradecer imensamente toda a dedicação e profissionalismo da Dra. Katiusca Baez Almarales e Dr. Marcos Antonio Reyes Reyes, que estiveram cuidando e acompanhando a saúde dos munícipes de nossa cidade no período de minha gestão.”