Liga Feminina de Combate ao Câncer promoverá atividades em São Sepé

0
56
Foto: divulgação


 

Outubro é internacionalmente lembrado como o mês que marca a prevenção contra o Câncer. Em São Sepé, a Liga Feminina de Combate de Combate ao Câncer está mobilizada. Desde o início do mês, dezenas de atividades já ocorreram, como a cobrança de pedágio solidário na 43ª Expofeira, Missa alusiva, entre outras.

A presidente da entidade, Madelaine Farias Cardoso, e a vice-presidente, Margesse Brum Machado, contam que a ideia das ações de conscientização é estimular que as mulheres façam o auto exame da mama, mamografias e outros exames que ajudem no diagnóstico precoce da doença, principalmente se há casos de doença na família. “O câncer é curável no começo, por isso a importância da prevenção”, lembram.

Foto: divulgação

Além dos eventos programados para o mês, estão sendo comercializadas camisetas com arte desenhada pelos sepeenses Taironi Lima e Ana Paula Borges, integrantes da Liga Jovem. Este e outros modelos podem ser encontrados nas lojas Magazine Ineu Feminina, Traços e Cores e Veredas. As peças custam R$ 30,00 cada.

O lucro com a venda das mesmas é usado para cobrir as despesas da entidade. Madeline diz que a Liga precisa muito de doações financeiras. “Damos assistência a cerca de 50 pessoas. O número é flutuante, mas dificilmente diminui, pois os casos da doença aumentam a cada mês”, conta. Segundo ela, só em suplementos alimentares, para pacientes que usam sonda, são gastos R$ 3 mil mensais.

A Liga não possui sede própria e realiza seus brechós beneficentes e reuniões e um espaço cedido pela prefeitura municipal, no Ambulatório Clínicas da secretaria municipal de Saúde. “É um espaço pequeno. Não temos como atender as pessoas individualmente, com privacidade. Além disso, realizamos os brechós no pátio, em um espaço pequeno e exposto ao clima. Nosso sonho é conquistar a sede própria. Esperamos que um dia consigamos construir nossa sede e quem sabe até ter um espaço para alugar para festas e obter uma renda própria”, sonha Madelaine, que se dedica exclusivamente à Liga há 6 anos.

 

História

Em São Sepé a Liga Feminina de Combate ao Câncer existe há 33 anos. No Rio Grande do Sul, o protagonismo na criação das Ligas foi de esposas de médicos. Em São Sepé, Catarina Souza Brum fundou a entidade. Hoje existem cerca de 50 voluntários, incluindo os integrantes da Liga Jovem.

O grupo realiza palestras motivacionais, esclarecimento dos direitos dos portadores de câncer, encontros e eventos visando arrecadar recursos financeiros. A Liga usa os recursos oriundos de doações de pessoas físicas ou jurídicas para fornecer alimentação, passagens, medicamentos, materiais como nebulizadores e fraldas. Além disso, conta com os serviços de nutricionista e fisioterapeuta que prestam atendimento voluntário aos pacientes com câncer.

 

Como colaborar

As doações em dinheiro podem ser depositadas na conta da agência 0414 do Banrisul , na conta: 060512310.6. Já as doações de materiais ou alimentos, podem ser entregues na Sala da Liga, no Ambulatório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Percival Brenner, 1313 – Centro).

 

Programação

22/10 (domingo) – 16h – Rosa Bike: Passeio Ciclístico da Liga Jovem – Sorteio de uma bicicleta aos participantes. Saída da frente do Ginásio Neri Bueno Lopes até a Praça das Mercês

23/10 (segunda-feira) – 13h30min – Ação de prevenção com sorteio de camisetas e guarda-chuvas da Liga no Bairro Cristo Rei

29/10 (domingo) – 16h – Mateada na Praça das Mercês – Apresentação dos grupos de capoeira Herdeiros da Ginga e Oxóssi, Grupo de Apoio a Pais Especiais (GAPE), Associação de Familiares e Apoiadores dos Autistas de São Sepé (Afapass), com distribuição de água quente e erva mate.

31/10 (terça-feira) – 18h – Divulgação das atividades do Outubro Rosa e conscientização na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores.