Jovens deixam limpa a Praça das Mercês após “mutirão”

0
148


Um grupo de jovens que costuma frequentar a Praça das Mercês aos finais de semana teve um gesto de cidadania neste domingo, 21. A boa ação aconteceu após o local que é frequentado ser alvo de reclamações nos últimos dias em função do acúmulo de lixo como garrafas de vidro e copos plásticos. No amanhecer deste domingo, os jovens fizeram uma espécie de “mutirão” e limparam todo o lixo antes de deixarem o local.

Segundo Mateus Barreto, a ideia do mutirão da limpeza na Praça das Mercês surgiu lá mesmo, durante a madrugada, com a gurizada. “É uma ideia que serve de conscientização para todos que aproveitam o final de semana na praça, nas calçadas em frente ao Centro Cultural. É uma atitude bem simples, antes de ir embora, basta recolher as garrafas, sacolas, copos que ficam espalhados e deixam o local sujo. Tem lixeiras espalhadas, mas o bom é que a prefeitura colocasse lixeiras maiores, como aqueles tonéis que comportam mais lixo”. Conforme Barreto, muitas pessoas criticam os jovens de São Sepé. “Mas é preciso que estas mesmas pessoas saibam que a praça é o único espaço público que a juventude pode aproveitar no município, então para que isso aconteça de forma saudável, boas maneiras precisam acontecer como a limpeza da rua e também outras atitudes como o som alto que incomoda a vizinhança”. Para ele, a limpeza é o primeiro passo para que os jovens se conscientizem que podem curtir o final de semana com responsabilidade. “Espero que a atitude repercuta e que todos os jovens façam o mesmo a partir de agora. Vamos dar sequência a esta iniciativa”, destaca.

Quem compartilha da mesma opinião é o jovem Handrey Lima. “Acredito que podemos realizar qualquer tarefa de conscientização, independente do momento, da hora e de onde estamos. Limpar a praça de madrugada, após todos irem embora, foi algo que a gente fez com alegria e seriedade, e ao mesmo tempo nos divertindo. Se todos fizerem a sua parte, tudo flui melhor. Eu e meus amigos sempre que pudermos iremos fazer isso, e também convidar mais pessoas a se juntarem a nós, afinal, se a praça é nossa, dela temos que cuidar, não?”, comenta. Quem elogiou a iniciativa foi a moradora Jack Spencer, que reside em frente à praça e achou louvável o fato de os jovens colocarem o lixo na lixeira antes de irem embora. “Não sou contra os jovens se divertirem. Temos que ver o lado positivo. Nossa praça amanheceu limpinha. Tenho certeza que limparam, também, as sacolinhas que não eram deles. Parabéns galera”, comenta.