Intensa programação deve levar centenas de Cavalos Crioulos a Esteio


Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/divulgação

Uma intensa programação da raça Crioula neste final de semana vai movimentar o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De sexta-feira, 21, a domingo, 23, serão vários eventos da raça, sendo três deles promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que devem levar cerca de 600 animais até o parque.

Na sexta-feira, dia 21, sai o resultado das Prévias que preenchem as últimas vagas para a morfologia da Expointer. Mais de 300 animais estão inscritos para essa prova. Ainda na sexta-feira, começa a primeira edição da Exposição de Cavalos Castrados. A nova modalidade promovida pela entidade tem por objetivo atrair criadores e proprietários para dentro da pista, possibilitando a apresentação dos animais. Para essa prova, 14 exemplares estão inscritos.

Já no sábado, dia 22, é a vez da modalidade Doma de Ouro, que será disputada nas fases Redomão da ABCCC e Um Ano de Freio. O vencedor será o conjunto que obtiver a maior pontuação no somatório das duas etapas. A prova avalia o processo de iniciação e complementação da doma de um potro e a habilidade dos ginetes em suas diferentes fases. Para essa prova 45 animais e 45 domadores estão inscritos.

A modalidade que foi oficializada no final de 2015 teve sua primeira etapa realizada pelos Núcleos e ranqueou os domadores participantes para a próxima fase. Os domadores irão compor um ranking geral de pontuação e quem for classificado para a etapa do Redomão da ABCCC, poderá apresentar à Comissão de Inspeção até dois potros, mas apenas um exemplar participará da prova de Um Ano de Freio.

O presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, destaca o grande número de animais num mesmo final de semana e o crescimento da raça. “Essa ampla programação é uma demonstração do crescimento e abrangência da raça Crioula. Além das provas da ABCCC, que devem levar quase 400 animais a Esteio, ainda teremos os leilões da raça que irão elevar ainda mais esse número. Será uma ótima atração para quem admira o cavalo Crioulo”, afirma.

 

Confira a programação

21 de julho de 2017 (sexta-Feira)

14h – exposição de Castrados

17h – revisão animais Redomão de Ouro e 1 Ano de Freio

 

22 de julho de 2017 (sábado)

8h – início Redomão de Ouro

13h30min – início 1 Ano de Freio

 

23 de julho de 2017 (domingo)

8h – Fase Final Redomão de Ouro e 1 Ano de Freio

 

 

Fonte: AgroEffective