Inspeção no Cemitério de São Sepé encontra focos do mosquito Aedes aegypti

0
194


Uma inspeção realizada pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde encontrou vários criadouros do mosquito Aedes aegypti no Cemitério Municipal de São Sepé.

O grupo que coordenou a ação encontrou uma grande quantidade de vidros e garrafas pet, além de vasos com água, o que possibilita o desenvolvimento de larva e do mosquito. A inspeção identificou que o número de focos aumentou consideravelmente em relação a outros anos.

“Muitos vasos foram esgotados, além de vidros e pets retirados. Mas ainda têm capelas chaveadas com flores naturais em vasos com água que não temos acesso para eliminar”, diz a coordenadora da Vigilância Ambiental, Cláudia Santos.

Ela faz um alerta para que familiares visitem os túmulos dos entes queridos e realizem a limpeza dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “É importante que as pessoas procurem eliminar estes objetos ou substituam por outros que não acumulem água”, observa.

Segundo a coordenadora, os vasos fixos continuam com água. “Não conseguimos eliminar a água, pois quebraríamos. Colocamos larvicida para eliminar as larvas. Mas com a chuva, esse produto perde efeito e os vasos continuam a ser criadouros”, destaca.