Obino

Iluminação pública: São Sepé tem 180 pontos que precisam de reparos


 

Em busca de soluções, os vereadores de São Sepé reuniram-se na manhã de segunda-feira, 11, com um grupo de secretariados da administração municipal. Estavam presentes as pastas da Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Secretária de Obras, além do prefeito em exercício Kéio Santos.

Entre os vários assuntos debatidos na oportunidade estava o da iluminação pública. O responsável pelo setor de iluminação da prefeitura apresentou dados e os cronogramas da equipe de trabalho. Segundo Geani Oliveira, São Sepé conta com cerca de 3.100 pontos de iluminação.

Ele ainda falou sobre o atraso de alguns pedidos da população. Ele relatou que nos meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano a equipe trabalhou na instalação das luzes de Natal na Praça das Mercês e não pôde prestar os serviços do resto da cidade. Para os vereadores, para este trabalho deveria ter a contratação de uma empresa especializada, o que na opinião dos vereadores não prejudicaria o trabalho da equipe de iluminação na cidade.

Em recente entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, o prefeito em exercício Kéio Santos informou que existem 180 pontos de iluminação pública que precisam de reparos e que um levantamento já foi feito para que os locais sejam atendidos. Com o temporal de segunda-feira, o número de locais que precisam de conserto na iluminação aumentou.

 

Secretaria de Obras

Já o secretário de Obras Flávio Ilha falou das dificuldades e dos problemas enfrentados pela Pasta. Ele mencionou sobre os maquinários e equipamentos que estão quebrados. Segundo ele, o trabalho está sendo realizado conforme a demanda, mas que está com bastante dificuldade com relação ao cascalho e aos equipamentos que estão sucateados.

Ilha falou dos trabalhos que estão sendo realizados no distrito de Tupanci como obras de pontes, bueiros e patrolamento de alguns corredores. “Assim que terminarmos estas obras, partiremos para outras localidades do município”, enfatiza.

O secretário ressaltou ainda sobre a estrada da RS-149, entre São Sepé e Vila Nova do Sul, em que, segundo ele, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) tem um projeto de encascalhar toda a extensão da rodovia que é de responsabilidade do órgão estadual. “O projeto está no DAER desde o ano passado, e ficamos na espera desta obra. Nos próximos dias iremos a Porto Alegre buscar soluções para a estrada”, conta.

 

Patrolamento nos bairros

Os vereadores questionaram sobre os bairros da cidade que não recebem o patrolamento das ruas há vários meses. Flavio Ilha então ponderou sobre os problemas com maquinários que estão estragados. Segundo ele, a patrola que faz reparo nas ruas está quebrada há mais de 60 dias. Para ele, a sugestão é de criar uma secretaria urbana, no qual ficaria responsável pelos reparos da zona urbana do município com maquinários específicos, separando interior e cidade.

Ao final da reunião, o vereadores então decidiram criar uma frente parlamentar para fiscalizar a Secretaria de Obras, além de indicar ao Executivo Municipal a criação de uma secretaria urbana.

Outra indicação dos vereadores foi de viabilizar um estudo para a contratação de uma empresa terceirizada para os reparos emergenciais na área urbana da cidade, nos quais são de extrema importância para a população.

 

 

* O Sepeense, com informações da A.I. Câmara de Vereadores