Greve dos professores do CESS completa uma semana

0
45
Foto: arquivo/O Sepeense

ppci - resfria - popular


Foto: arquivo/O Sepeense
Foto: arquivo/O Sepeense

A greve dos professores do Colégio Estadual São Sepé (CESS) completou nesta segunda-feira, 6, uma semana. Eles protestam por melhorias estruturais na escola, contra o parcelamento de salários, em favor do cumprimento do piso nacional do magistério, entre outras reivindicações.

Em entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, o professor Fernando Vasconcellos explicou que o CESS possui no total 42 servidores entre professores e funcionários. Destes, 25 educadores aderiram à paralisação.

Outros 10 educadores não fizeram greve (sendo três deles professores que desempenham funções nos setores como vice-direção e coordenação pedagógica, quatro do Ensino Médio Politécnico (que querem dar aula) e três do Curso Técnico Pós-Médio). Já o número de funcionários no educandário chega a sete.

Vasconcellos disse que se torna inviável organizar um calendário de aulas com os quatro professores que querem dar aula, tendo em vista a dificuldade em reorganizar os horários. Isso porque há alunos do interior que utilizam o transporte escolar. Também há casos de estudantes que sabem da paralisação e por isso não comparecem na escola, independente de estarem ou não concordando com o movimento.

 

Ocupa CESS

Com relação ao movimento de estudantes Ocupa CESS, que encerrou na última sexta-feira, 3, após cinco dias de mobilização, Vasconcellos ratificou que a mobilização tem um caráter totalmente organizado e cultural.

O professor destacou que uma das reivindicações – a troca da fiação elétrica – será atendida, já que há um recurso disponível para a instalação de ar condicionado nas salas de aula. Ele ainda salientou que outro pedido dos estudantes é a cobertura da quadra de esportes, mas o processo burocrático torna a obra demorada.

 

Greve no RS completa uma semana

A quarta semana de greve do magistério estadual teve início com os professores reunidos em uma Plenária Regional em Santa Maria, conforme informações da assessoria do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato.

De acordo com a diretora do 2º Núcleo do CPERS, Sandra Regio, a próxima grande ação prevista pelo Comando de Greve será o Ato Público Estadual Unificado entre Estudantes e Educadores, na quarta-feira, 8, em Porto Alegre.

“O ato de quarta-feira objetiva aumentar a pressão sobre o governo Sartori, para que as negociações sejam abertas o mais rápido possível”, afirma Sandra.

Interessados em participar do evento devem entrar em contato com o 2º Núcleo do CPERS/Sindicato pelos fones (55) 3221-7262 ou (55) 3027-6629, até as 9h30min de terça-feira, 7. Ao ligar, o interessado deve informar o nome completo, RG e número do celular. Não serão aceitas inscrições por mensagens no Facebook ou por e-mail.

Poderão participar representantes da comunidade escolar, incluindo pais e alunos, em um percentual de até 50% de vagas. Estudantes menores de 18 anos devem possuir autorização assinada pelos pais.

A saída do transporte em Santa Maria será às 2h da madrugada de quarta, em frente aos Correios, na Rua Venâncio Aires, no Centro da cidade.

 

 

Guilherme Motta