Grêmio lamenta morte de sepeense ex-presidente do clube

0
46
????????????????????????????????????


 

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense publicou uma nota no site oficial do clube após a morte do ex-presidente Oly Érico da Costa Fachin. O sepeense comandou o clube nos anos de 1972 e 1973. Além da direção do Grêmio, Fachin, que faleceu aos 88 anos no último domingo, ocupou importantes cargos de governo em Porto Alegre.

 

Confira a íntegra da publicação

O Grêmio perdeu mais um de seus expoentes. Faleceu no início da tarde deste domingo, aos 88 anos, o ex-presidente Oly Érico da Costa Fachin, que comandou o Grêmio nos anos de 1972 e 73. Dentre tantos serviços prestados ao Tricolor, clube do seu coração, Fachin também foi vice-presidente do Conselho Deliberativo em 1995, na conquista do bicampeonato da Libertadores. Três anos depois, assumiu a presidência da Casa, onde permaneceu até 2004, tornando-se membro nato do Conselho gremista.

Entre 1975 e 1979, assumiu a Secretaria de Governo da Prefeitura de Porto Alegre. Neste último ano, passou a ocupar a presidência do Instituto de Previdência do Estado, cargo que exerceu até 1982, quando deixou a função para candidatar-se à Câmara dos Deputados nas eleições de novembro do mesmo ano. Eleito, assumiu sua cadeira no Legislativo federal em fevereiro de 1983, tornando-se membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente da Comissão do Serviço Público.

Em 2015, Fachin foi outorgado com o título de Cidadão de Porto Alegre, proposta apresentada pelo amigo vereador e conselheiro, Reginaldo Pujol.

Oly Fachin nasceu em São Sepé, no dia 2 de setembro de 1929.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense prestas as condolências à família, amigos e toda a coletividade gremista. O velório ocorre a partir das 8h dessa segunda-feira, no foyer do Conselho Deliberativo.