Fóssil do lagarto mais primitivo do mundo é encontrado em Faxinal do Soturno

0
155

fossil esfenodonte faxinal do soturno

Cada vez mais a região da Quarta Colônia desponta no cenário mundial por sua variada riqueza paleontológica. A última descoberta aconteceu há alguns dias na localidade de Linha São Luiz, em Faxinal do Soturno, por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o paleontólogo, professor da UFSM e diretor do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica (Cappa) de São João do Polêsine Polesine, Sérgio Dias da Silva, entre o material coletado está o fóssil de um esfenodonte do Triássico Superior, o lagarto mais primitivo do mundo. “O material é de um lagarto esfenodontideo primitivo. Surgiu há cerca de 220 milhões de anos e hoje existem duas espécies vivas na Nova Zelândia. São conhecidos como largatos tuatara”, explicou o professor.

Sérgio destaca o Cappa como um grande investimento na área através da iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e que em 2010 foi transferido para Universidade Federal de Santa Maria.

O local conta com material paleontológico único no Brasil. Através de convênio com outras universidades e grupos de pesquisa, todo o material encontrado na região pode ser coletado e estudado pelos pesquisadores, mas depois é devolvido ao Cappa.

Sérgio informou também que a intenção é de ampliar o Cappa, com a construção de um museu, um auditório e uma área de alojamento. O projeto prevê ainda a construção de unidades museologias em Agudo, Dona Francisca e Faxinal do Soturno.

 

 

* Rádio e Jornal Integração

Foto: Divulgação/Cappa