Feira da Primavera acontece nesta quinta-feira em Formigueiro


 

Foto: divulgação

O município de Formigueiro completou 55 anos de emancipação na terça-feira, 9, mas a programação festiva segue até sábado, com eventos promovidos pela prefeitura e por entidades, como a Feira Oficial de Primavera, organizada pelo Sindicato Rural, que ocorre nesta quinta-feira, 11, no Parque de Exposições. A partir das 16h, serão ofertadas 400 reses para remate.

A feira, segundo o prefeito Jocelvio Gonçalves Cardoso (MDB), gera um faturamento relevante para a pecuária do município, com padronização do gado e alto desenvolvimento genético. Formigueiro tem o agronegócio como principal atividade econômica, com destaque para as plantações de arroz e soja, e a pecuária.

“Temos algumas indústrias, mas a agropecuária é a nossa atividade econômica principal. Temos uma produção significativa de arroz com plantio de 9,3 mil hectares, e a área da soja está se igualando à área do arroz. É uma produção significativa”, destaca Jocelvio.

Além disso, Formigueiro conta com indústrias de azeite de oliva e de produtos coloniais derivados de cana mascável, e de embutidos, além da produção de leite. A cada 15 dias, há uma feira de produtores da agricultura familiar, na praça central. O prefeito destaca, ainda, a rota de agroindústrias de produtos naturais, que pode gerar algum desenvolvimento turístico.

O município de 7 mil moradores ganhou o nome de Formigueiro devido às longas filas de carroças que percorriam o trajeto entre Restinga Sêca e a fronteira. Antes de sua emancipação, pertenceu a Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul e São Sepé, do qual se tornou independente em 1963.

Na definição de Jocelvio, a cidade é acolhedora e tem uma qualidade de vida muito boa, além de ficar localizada próximo de um centro maior, que é Santa Maria.

“Formigueiro é uma cidade pequena, pacata, tranquila, acolhedora. Temos uma qualidade de vida espetacular, e é muito gostoso viver em uma cidade como a nossa”, define o prefeito.

 

PROGRAMAÇÃO

As atividades que ocorrem até sábado no aniversário de Formigueiro

 

Quinta-feira

  • 16h – Feira Oficial de Primavera, com oferta de terneiros, terneiras e vaquilhonas, no Parque de Exposições, com o remate de 400 reses

 

Sexta-feira

  • 17h – Apresentação da Igreja Quadrangular, no Salão da Comunidade Luterana

 

Sábado

  • 20h – Jantar baile beneficente do Hospital Dr. Pedro Calil com a Banda The Remembers, no Salão Paroquial Católico

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria