Famílias com tarifa social perdem benefício por não atualizar o cadastro

0
74

Os clientes da AES Sul beneficiados pelo programa Tarifa Social Baixa Renda que não atualizaram o cadastro até dezembro, conforme determina a legislação, através das Circulares 06/2014 e 07/2014, ambas publicadas em junho passado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, perderão o desconto a partir de janeiro. As informações são da assessoria de imprensa da AES Sul.

Em toda a área de concessão da empresa 19 mil clientes deixaram de se recadastrar, mesmo após terem sido avisados em novembro último, e passarão a pagar a energia elétrica pelo valor da tarifa residencial normal.

O programa Tarifa Social Baixa Renda beneficia famílias enquadradas nos programas sociais do Governo Federal. Para se recadastrar é necessário apresentar o número do NIS (identificação dos programas sociais), junto a uma das lojas de atendimento da AES Sul ou nas prefeituras de suas cidades.

Esses clientes receberão, junto com a fatura de janeiro, uma carta informando a perda do benefício e o que se deve fazer para voltar a pagar a energia com tarifa social. A atualização do cadastro é uma obrigação legal que todas as distribuidoras de energia têm que cumprir.

A tarifa social tem redução de forma escalonada, em faixas de consumo, em relação à tarifa residencial normal. A redução varia de 65% na faixa dos primeiros 30 KWh a 10% na faixa dos 101 a 200 KWh. O programa visa favorecer famílias de baixo poder aquisitivo, permitindo que tenham energia elétrica de qualidade e com confiabilidade.