Ex-presidente Lula visita Santa Maria nesta terça-feira

0
71
Foto: reprodução/Marlene Bergamo/Folhapress


 

Santa Maria será a terceira cidade do Rio Grande Sul a receber a comitiva da Caravana Lula pelo Brasil, nesta terça-feira, 20. Com agenda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Bairro Nova Santa Marta, o ex-presidente chega à cidade em um dos momentos mais críticos do período pré-eleitoral, em que aguarda pela decisão do Superior Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Superior Tribunal Federal (STF) para tentar evitar uma possível prisão e reverter a condenação criminal em segunda instância por crimes revelados durante a operação Lava-Jato.

Primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, caso não se torne inelegível, o candidato do PT se reune, às 14h, com reitores e dirigentes de instituições federais de educação (Institutos Federais e Universidades) no 9º andar da reitoria da UFSM. Esse é o primeiro de uma série de encontros das entidades com pré-candidatos à presidência da República. Na reunião, serão discutidas as principais demandas na área de educação, ciência e tecnologia.

Foto: reprodução/Marlene Bergamo/Folhapress

Mais tarde, às 19h, um ato público na Nova Santa Marta deve marcar o encontro de Lula com os petistas e apoiadores. Cerca de 30 ônibus de outras cidades da região são esperados para o evento, que terá a presença de outros nomes conhecidos pelos simpatizantes da esquerda: a ex-presidente Dilma Rousseff; os senadores Paulo Paim, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e Lindbergh Farias, líder do partido no Senado; os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro; o deputado federal Paulo Pimenta;o deputado estadual Valdeci Oliveira e a presidente do PT na cidade, Helen Cabral, além de outras lideranças locais.

Nesta segunda-feira, 19, em Bagé, primeira cidade a ser visitada pela caravana no Estado, Lula foi recebido com protestos e precisou até alterar o roteiro e improvisar um novo local de discurso por causa das manifestações (leia abaixo). Para que evitar mais confusão e confronto direto, o policiamento na cidade e durante o trajeto da comitiva deve ser reforçado.

 

Protestos

Por aqui, a Brigada Militar afirmou que reforçará o policiamento durante o ato programado na Nova Santa Marta. Na página do Movimento Brasil Livre – Santa Maria, no Facebook, o grupo criou o evento “Recepção Lula Preso SM”, que convida as pessoas a colocarem fitas verde e amarela em carros e nas casas, além de convidar o público contrário à vinda do ex-presidente à cidade a vestirem o verde e o amarelo durante o dia.

O MBL local está organizando uma mobilização para marcar a visita de Lula, mas por motivos de segurança, mantém o sigilo de informações a respeito do local e hora da ação. Coincidentemente, ou não, um o grupo de apoiadores do deputado federal Jair Bolsonaro fará, às 19h desta terça-feira, a inauguração de um novo outdoor em apoio ao político, pré-candidato à presidência pelo Partido Social Liberal (PSL). O outdoor será fixado na Avenida Fernanda Ferrari e, segundo um dos organizadores, não é de interesse do grupo enfrentar o público da esquerda e a instalação deveria ter ocorrido durante o final de semana, mas a produção do material atrasou e por isso foi remarcada.

 

Em Bagé, mudança de roteiro

Lula foi obrigado a fazer alterações em seu roteiro, nesta segunda-feira, ao enfrentar protestos em sua chegada à cidade de Bagé, ponto de partida de sua caravana pelos estados do Sul. Um grupo do MST estava posicionado em frente à Unipampa, com um carro de som, à espera da comitiva. No local, ruralistas organizaram um protesto contra a passagem dos petistas. O grupo posicionou mais de 20 tratores na via que dá acesso à universidade, com faixas e um boneco representando o ex-presidente preso a um guindaste.

Manifestantes avançaram na direção da universidade, exigindo que a caravana usasse a via lateral do campus. O petista teve que discursar sobre um carro de som estacionado ao lado do ônibus da comitiva, para que subisse rapidamente. Pela programação original, ele usaria um carro de som maior, onde ficaria mais vulnerável. Posicionados frente a frente, os dois grupos trocavam insultos e ameaças. Um dos ônibus da caravana teve os vidros apedrejados.

“Confesso que saio triste daqui”, disse Lula, em discurso. À tarde, Lula foi a Livramento e conversou com os ex-presidentes José Pepe Mujica (Uruguai) e Rafael Correa (Equador).

 

Senha para votação de repúdio em Santa Maria

Mesmo após um dos vereadores ter retirado seu nome da moção de repúdio à vinda de Lula à cidade, o documento permanece na pauta da sessão plenária de hoje, na Câmara de Santa Maria. O grupo de parlamentares que propôs a moção irá se reunir durante a manhã para deliberar sobre o assunto, mas adianta que a proposta não será retirada. Após a última sessão, na quinta-feira passada, ter sido encerrada devido ao tumulto durante a votação, a Câmara reforçou o esquema de segurança e solicitou apoio da Guarda Municipal e Brigada Militar.

Além disso, a Casa vai distribuir senhas para o público que quiser acompanhar a sessão. Em reunião, a Mesa Diretora da Câmara definiu ontem que serão disponibilizadas, no total, 84 senhas para entrada no plenário. O público que desejar acompanhar de perto a sessão terá que solicitar sua senha diretamente aos gabinetes dos vereadores. Cada parlamentar terá quatro senhas para distribuir ao todo. Após a retirada da senha, para ter acesso à votação, será preciso realizar um cadastro na portaria da Câmara (com foto, endereço e telefone).

Tanto o cadastro, quanto a retirada das senhas poderá ser feito a partir das 8h. Quem não tiver feito o cadastro, não poderá entrar nas dependências da Casa.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria