Obino

Evento celebrou safra recorde de olivas em São Sepé


A expectativa de safra recorde que já se confirma e o potencial do mercado das oliveiras motivou a realização do evento de Encerramento da Colheita da Oliva, no último sábado, 6, em São Sepé. O evento foi na fazenda São Sepé, onde é produzido o premiado azeite de oliva Prosperato.

Empresários, clientes e autoridades celebraram o momento da cultura no Estado e no país. O diretor geral da Tecnoplanta, Eudes Marchetti, foi o primeiro a falar durante a solenidade. Ele recordou os desafios da produção, mas reiterou a evolução da cultura nos últimos anos e o avanço nas pesquisas.

A marca tem cultivo em diversos municípios como Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul e São Sepé. Somando a produção da safra 2018/2019 a estimativa é de 600 mil quilos próprios e outros 200 mil quilos de terceiros.

O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, enfatizou a importância do poder público criar um cenário favorável para os investidores. Na mesma linha, o chefe da Casa Civil do RS, Otomar Vivian, disse que o Governo vai ampliar o acesso a recursos para investimento na área.

Apesar da expansão da área cultivada, um dos principais desafios é aumentar ainda mais as zonas de plantio já que o número atual ainda é baixo frente o consumo do Brasil.

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé