Escritora natural de Formigueiro será homenageada

0
54


 

Foto: divulgação

A Câmara de Vereadores de Formigueiro aprovou na noite de segunda-feira, 10, uma moção de aplauso para a bancária aposentada e escritora, Arlinda Barrios Mathias, que é natural de Formigueiro e no mês de abril, 28, tomou posse na Academia Internacional de Letras, Artes e Ciência “A Palavra Século 21”, na cidade de Cruz Alta. Arlinda ocupou a cadeira de número 123, tendo como paraninfa, Irene Fernandes e como patrono o escritor José Bicca Larré, que faleceu dez dias antes da posse da formigueirense.

A iniciativa da proposição foi da vereadora Giselda Bassan (MDB) que apresentou a moção em plenário, tendo o aval dos vereadores durante a sessão ordinária, no espaço regimental de votações.

 

Escritora lançou livro recentemente

Arlinda Barrios Mathias nasceu em 15 de maio de 1949, em Formigueiro. Durante muitos anos manteve seus escritos de poemas e textos guardados. Foi na década de 80 que ela teve suas primeiras publicações no jornal Cajutermas de Iraí, cidade onde morava.

A partir de 2013 começou a participar da exposição de poemas na Mostra de Talentos Bancários de Santa Maria. Já em 2016, o poeta José Nelson Correa incentivou a escritora a editar seu primeiro livro que foi publicado com o nome “Magia da Noite do Tempo”. Após a publicação passou a integrar a diretoria da Casa do Poeta de Santa Maria – CAPOSM.

A escritora lançou na Feira do Livro deste ano em Santa Maria sua segunda obra, chamada “Um Olhar no Caminho”. O romance conta a história de um bebê que é deixado no portão de um convento. Era uma menina, batizada por Angélica, que foi criada pelas freiras e que, mais tarde se torna uma delas. Quando Angélica cresce, em um determinado momento, se depara com um olhar, que mais tarde se torna um romance e ela passar a viver encontros e desencontros cheios de emoções.

A curiosa história começou a ser escrita há mais de 30 anos, quando a autora ainda era acadêmica de Educação Artística da UFSM. O livro tem ilustração de capa do artista Juan Amoretti, que ganhou cores da artista Denise Reis.

Arlinda está organizando uma sessão de autógrafos em Formigueiro nos próximos meses para lançar seu livro em sua terra natal.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de Formigueiro