Equipamentos de contagem de tráfego são instalados na Região Central do RS

0
143
Foto: divulgação


 

Foto: divulgação

Nesta quinta-feira, 14, iniciou a instalação dos equipamentos de contagem de tráfego nas rodovias ERS-509, ERS-149 e ERS-511. A ação integra a Contagem Volumétrica de Tráfego, um estudo coordenado pela Superintendência de Pesquisas Rodoviárias do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Os dispositivos serão utilizados exclusivamente para a contagem de tráfego. Não haverá nenhuma aferição de velocidade, tampouco a emissão de multas. O objetivo é identificar o número e a classificação de veículos que circulam nas estradas gaúchas.

“Essas informações serão empregadas para planejar ações de construção e manutenção da malha viária que administramos”, diz o diretor-geral da autarquia, Rogério Uberti.

Até a próxima quinta-feira, 21, os equipamentos devem permanecer nos seguintes trechos: na ERS-509 do entroncamento da BRS-158/392 (para Val da Serra) até o início da duplicação; na ERS-511 do entroncamento VRS-804 (para Silveira Martins) até Camobi e na ERS-149 entroncamento da ERS-348 (para Dona Francisca) até Faxinal do Soturno.

O estudo de contagem de tráfego está sendo executado pela empresa DBA, contratada pelo Daer, e os primeiros aparelhos foram instalados em maio na região de Osório. Ao todo, serão mais de 500 locais de contagem durante o período de um ano de duração do contrato.

Após a execução do trabalho de campo, os resultados obtidos serão utilizados para alimentar o banco de dados do Daer e o Sistema de Gerência de Pavimentos. “Essa atualização permitirá a priorização das intervenções de forma mais eficaz, otimizando os recursos públicos”, garante Uberti.