Obino

Enem: 150 estudantes faltaram no primeiro dia de provas em São Sepé


 

Em balanço do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que, neste domingo, 4, foi registrado o menor índice de estudantes ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação. Dos 5,5 milhões de inscritos na edição deste ano do Enem, apenas 24,9% não compareceram para fazer o exame, informou a dirigente do instituto.

Em São Sepé, de um total de 585 estudantes inscritos, 150 não compareceram no primeiro dia de provas. No Colégio Estadual São Sepé (CESS) compareceram 72 candidatos e faltaram 27. Já no Instituto Estadual de Educação Tiaraju 363 estudantes fizeram a prova e outros 123 não compareceram. O índice de abstenção em São Sepé ficou em 25,6%.

 

Primeiro dia do Enem

Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e escrever uma redação. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

O primeiro dia exigiu dos estudantes diversos conceitos de filosofia – de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra “1984”, de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o “protesto feminista” protagonizado por candidatas do Miss Peru 2018.

 

 

* O Sepeense, com informações do G1