Emater realiza atividades no interior de São Sepé

0
113


O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), representado pela psicóloga Sabrina Wegner Schröder e Estratégia de Saúde da Família Rural (ESF Rural), representado pela Coordenadora Enfermeira Marizel Melo e Agentes Comunitários de Saúde, realiza oficinas terapêuticas no interior do município, objetivando a promoção da saúde nas comunidades rurais.

Através de uma dinâmica democrática, participativa e reflexiva, proporciona-se uma construção coletiva, com troca de saberes, a partir de uma horizontalidade do conhecimento.

Sendo destinada à promoção da saúde, estas oficinas têm o intuito de fortalecer os espaços comunitários de convivência, essenciais para a população da zona rural, promovendo cuidados à saúde física e mental, além da consolidação das redes sociais das comunidades. Assim, promovendo saúde, bem estar e integração social, prevenindo doenças, oportunizando ainda, uma melhor qualidade de vida a população rural do município.

Destaca-se que, a partir de abril deste ano, estas oficinas desenvolvidas pela Extensionista Social do Escritório Municipal da Emater, Cleisa Freitas Peixoto, em parceria com a ESF Rural, foram qualificadas com a inserção de oficineiros multiprofissionais (disponibilizados através do NASF).

Atualmente eles desenvolvem trabalhos terapêuticos nas seguintes comunidades rurais: Passo dos Brum, Jazidas/Dores, São Rafael, Juliana, Mata Grande, Tupanci, Passo dos Freire e Cerrito do Ouro. As oficinas trabalhadas são de tapeçaria (três localidades), artesanato em feltro (duas localidades) e atividade física (três localidades), realizadas mensalmente e com rodízio dos oficineiros a cada quadrimestre.

Destaca-se o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde do ESF Rural, ao desenvolverem ações informativas e educativas que salientam a importância das oficinas na assistência terapêutica, estando sempre presentes nestas atividades. Até o mês de junho de 2017, primeiro trimestre de trabalho dos oficineiros, foram beneficiadas 150 pessoas nas comunidades mencionadas.

 

 

Fonte: Emater