Obino

Emater promoveu encontro sobre técnicas de pastagem, em São Vicente do Sul

guilherme PPCI ok

brezza


Produtores de leite e de gado de corte estiveram reunidos na quinta-feira, 25, em São Vicente do Sul, no Vale do Jaguari, para conhecer o trabalho de produção de forrageiras da propriedade da família Lichtenecker, que está obtendo bons resultados através do planejamento da alimentação dos animais durante todo o ano.

Cerca de 50 produtores rurais participaram da atividade técnica promovida pela Emater/RS-Ascar para a apresentação dos impactos do planejamento das pastagens para a pecuária familiar e o sistema de pastoreio rotativo.

visita_tecnica_saovicentedosul_pastagens

Deste grupo, 11 produtores integram a Chamada Pública do Leite, que tem como objetivo intensificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), qualificando as ações com os agricultores familiares que praticam a atividade leiteira.

A visita técnica foi coordenada pelos extensionistas do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Vicente do Sul, Crescêncio Olegário Ramagem Medeiros, Eronita Pereira da Rocha e João Raimundo Cruz da Cruz, que conduziram os produtores pelos piquetes da propriedade e explicaram aos visitantes como programar resultados semelhantes ao da família Lichtenecker.

“Desde dezembro do ano passado, o produtor já vinha usando, no sistema rotativo, a produção de pastagens tifton, jiggs, marandú, Brachiaria brizantha, MG-5, piatã e campo nativo melhorado com adubação, com resultados positivos na nutrição dos animais, conseguindo um período maior para a alimentação do gado”, conta Crescêncio Medeiros.

A visita técnica foi encerrada com um almoço de confraternização. Na parte da tarde, os produtores da Chamada Pública do Leite continuaram a programação com uma reunião sobre a cadeia produtiva.

 

 

Fonte: A. I.  Emater/RS-Ascar – Região de Santa Maria

 

Guilherme Motta