Obino

Emater de Vila Nova do Sul e Assistência Social capacitam famílias

SAM_3583

O Escritório Municipal da Emater/RS de Vila Nova do Sul, juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Vila Nova do Sul realizaram no dia 17 de dezembro de 2014 (quarta-feira), no CRAS do município, capacitação às famílias contempladas com o Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

A equipe da Emater abordou assuntos da área social “Segurança e Soberania Alimentar” e da área técnica “Olericultura” e “Criação de Suínos na Palha”, os quais ressaltaram a importância da produção de alimentos pelas próprias famílias, buscando qualidade de vida e renda,  bem como os importantes aspectos para a implantação de hortas, as técnicas mais seguras evitando o uso dos agrotóxicos, importância da água e, complementando com a criação de suínos na cama sobreposta proporcionando cuidados ambientais na diminuição da poluição da água, ar e solo, além de fonte de adubação orgânica.

Já a Assistência Social tratou sobre CadÚnico, abordando da importância do Cadastro das famílias no Sistema único, para que possam ter acesso às Políticas Públicas, bem como renda exigida, documentação necessária para cadastros e recadastramentos.

Durante o evento, a equipe da Emater realizou a entrega de presentes de Natal (brinquedos, materiais didáticos e doces) às crianças das famílias do Programa, os quais foram doados pelas empresas Cotrisel e Incosepe Materiais de Construções, parcerias de grande importância para a realização desta ação.

O Programa Brasil Sem Miséria contemplou no município de Vila Nova do Sul 18 famílias em situação de pobreza extrema, onde cada uma receberá o valor de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), para desenvolverem um projeto produtivo com objetivo de geração de renda, as quais recebem assistência técnica e social da Emater-RS Ascar.

 


Balanço das atividades de 2014 da Emater de Vila Nova do Sul

Em balanço ao ano de 2014 o Escritório Municipal Emater/ RS Vila Nova do Sul destaca além das 18 famílias assistidas com o Programa PBSM, outras 200 famílias, assistidas através de visitas, reuniões, palestras, projetos, cursos, seminários nas diversas atividades em Agroindústria, ATER Pecuária Familiar com destaque ao Centro de Treinamento de Manejo Pecuário entregue a Associação de Produtores Rurais do Passo dos Leites, Cultura do Pêssego com realização do 3º Seminário Municipal de Fruticultura, produção Safra 2014 de 170 toneladas, Açudagem e Irrigação com confecção de 12 projetos técnicos, sendo 10 projetos de açudes e 2 sistemas de irrigação para pastagens e Crédito Rural com liberação de mais de R$ 981.000,00 em financiamentos aos agricultores familiares de Vila Nova do Sul.

Nesse período de final de ano os técnicos têm acompanhado as atividades nas lavouras de milho e soja no controle biológico das lagartas e a qualidade da água dos viveiros para produção de peixes, buscando a realização da feira do peixe local. No ano de 2015 a equipe do Escritório local trabalhará com 21 atividades, sendo prioridade as seguintes: acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioassistenciais, pêssego, ater pecuária familiar, milho e segurança e soberania alimentar, contemplando 300 famílias de agricultores familiares.

Rodrigo Becker parabeniza o Prefeito Sergio Coradini e a sua administração pela restruturação da equipe local em função fazer convênio com mais uma cota da profissional extensionista rural bem – estar social, Cristiane Aires, função essa que havia mais de 10 anos sem atuação no município.

Temos a consciência de nossa responsabilidade agora com a equipe completa, esperamos fomentarmos o desenvolvimento da renda e social no atendimento contínuo e qualificado. A equipe do Escritório Municipal Emater/ RS Vila Nova do Sul, deseja a todos os agricultores familiares e a todos os parceiros que 2015 seja uma ano de muito trabalho, integração, paz, saúde, resultados, muita alegria e boas festas de fim de ano.

 

Foto: Divulgação / Emater