Emater de São Sepé divulga balanço das atividades realizadas em 2014

0
200
Equipe Emater/RS-Ascar de São Sepé: Guilherme, Claudia, Cleisa, Lílian e Paulo.
Equipe Emater/RS-Ascar de São Sepé: Guilherme, Claudia, Cleisa, Lílian e Paulo.
Equipe Emater/RS-Ascar de São Sepé: Guilherme, Claudia, Cleisa, Lílian e Paulo.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé foi instalado no dia 28 de dezembro de 1968, completando 46 anos de atividades no município. A missão da empresa é promover o Desenvolvimento Rural Sustentável por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, mediante processos educativos e participativos, visando o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações e criando condições para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.  A equipe é composta pelo técnico em agropecuária e chefe do escritório, Paulo Secundino Souza Silva, extensionista em bem estar social Cleisa Freitas Peixoto, assistente técnico administrativa Cláudia Trojahn Oliveira, médica veterinária Lilian Varini Ceolin e engenheiro agrônomo Guilherme Rossato Augusti.

A equipe realizou o balanço das atividades durante o ano de 2014. Durante este período foram acompanhadas mais de 400 famílias rurais de São Sepé. Além das visitas às propriedades e dias de campo, foram encaminhados produtores rurais para treinamento nas áreas de Inseminação artificial em bovinos, Panificação e Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias em centros de treinamento da Emater/RS-Ascar distribuídos pelo Estado.

O município se destaca pela organização rural. Atualmente são 23 Associações de Produtores Rurais em atuação, sendo que a equipe da Emater/RS-Ascar participa das reuniões mensais do grupo dos presidentes das Associações, e sempre que possível nas comunidades. Além disso, apoiou a fundação da Associação Sepeense de Vitivinicultores e de Hortifrutigranjeiros no ano de 2014. Também é destaque o trabalho com 10 grupos de mulheres rurais, cujas atividades são demandadas pelas participantes, incluindo áreas de saúde, alimentação, bem-estar, artesanato, entre outras.

São Sepé está sendo beneficiado com duas chamadas públicas, o Programa Brasil Sem Miséria, onde 15 famílias da zona rural participam de projetos de inclusão produtiva, e a Chamada Pública do Leite, que também beneficia produtores de leite com acompanhamento técnico, incluindo visitas, dias de campo e reuniões.

A Emater/RS-Ascar participou da organização dos eventos Feira de Páscoa, Jantar do Peixe, Jantar do Cordeiro, Expofeira e está participando da organização a Feira de Natal. Também participou da organização dos Seminários de Agricultura Familiar e o de Pecuária Familiar. Foi inaugurada com um Dia de Campo a Unidade Demonstrativa de fruticultura, irrigação e piscicultura na área do Parque de Exposições, durante a programação da Expofeira Regional. A equipe também é atuante no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), além de comitês de atividades do Programa A União Faz a Vida, SEBRAE e SENAR.

Entre os projetos elaborados pelos técnicos do escritório municipal, foram 80 de crédito rural em parceria com instituições financeiras; 61 projetos para financiamento via Fundo Rotativo de Agricultura e Desenvolvimento Rural (FRADER) nas áreas de construção rural, adubação e calagem, irrigação, pecuária de corte e leite, apicultura e avicultura; além de 20 projetos de financiamento através do FEAPER (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), compostos por Centro de Manejo Coletivo, equipamento de Inseminação Artificial, Aquisição de touros para pecuaristas familiares, Irrigação e Agroindústria familiar.  Também via FEAPER foram acompanhadas as execuções e prestação de contas outros seis projetos, sendo aquisição de equipamentos para Cooperativa Querência, equipamentos de irrigação e Unidade Experimental de Pecuária Familiar. Dez laudos foram executados via Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) para perdas nas áreas de trigo e soja.

Além disso, neste ano, foi dado continuidade no Programa de Aquisição de Reprodutores para melhoria de qualidade de rebanho de pecuaristas familiares. Foram adquiridos vinte e seis touros das raças Red Angus, Aberdeen Angus, Braford e Devon com financiamentos via FRADER e FEAPER. Também estão sendo firmadas parcerias com cabanhas que doarão doses de sêmen de touros registrados para pecuaristas familiares do município.

A equipe da Emater-RS/Ascar de São Sepé também é parceira na execução do Programa de Qualificação da Ovinocultura Gaúcha, através de um acordo de cooperação entre o município de São Sepé e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos- ARCO. Na área de produção, também foram realizados dias de campo em pastagens naturais, irrigação, manejo do solo e manejo de dejetos, além de palestras sobre seleção e manejo de reprodutores.

Foram cadastradas três agroindústrias familiares no Programa Sabor Gaúcho, nas áreas de panificação e abate de ovinos. Para isso é necessária inscrição no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Rio Grande do Sul, além de Alvará Sanitário, Laudo de potabilidade de Água e Licença Ambiental. Além destas, outras cinco agroindústrias, nas áreas de panificação, mel e mandioca estão em processo de estruturação e legalização. Neste ano também, durante os meses de outubro e novembro, em todas as escolas municipais foram realizadas palestras sobre alimentação saudável, atingindo aproximadamente 750 alunos.

Para 2015 o planejamento é dar sequência ao trabalho. Destaca-se o sucesso das atividades pelo trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal de São Sepé (Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Habitação Social), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Cooperativas e grupos organizados (associações de produtores).

 

Foto: Divulgação / Emater São Sepé