Amostras do solo da localidade do São Rafael serão coletadas para análise técnica

0
180

guilherme PPCI ok

resfriar


Uma iniciativa da Prefeitura de São Sepé quer levar parte dos compostos do solo da região do São Rafael, no interior, para uma análise química junto da CIENTEC (Fundação de Ciência e Tecnologia), em Porto Alegre. O principal objetivo é analisar quais são os materiais que podem ser explorados no local. Para isso, o executivo também já iniciou o diálogo com uma empresa de mineração de Santa Catarina.

IMG_3889-2

O assunto foi tema de reunião nesta quinta-feira, 3, no executivo municipal. Membros da empresa “Mineração Nossa Senhora do Carmo Ltda”, que possui sede em Criciúma, participaram do encontro. A empresa possui mais de 50 anos de atuação no mercado. Dentre as atividades, está a produção do minério fluorita, feldspato e quartzo, dentre outros.

Segundo os membros, que atuam em uma unidade da empresa na cidade de Cerro Azul, no Paraná, a Mineradora possui uma área de aproximadamente 85 hectares adquirida na localidade do São Sepé, onde está disponível o carvão mineral. A análise deve levar em conta mostras da qualidade do carvão existente com observação da umidade total, cinzas, matérias voláteis, carbono, hidrogênio e nitrogênio, poderes caloríficos superior e inferior, além de enxofre.

Com as análises, a expectativa é para que se saiba qual tipo de atividade é a mais indicada. O prefeito Léo Girardello disse que a medida é mais uma tentativa de buscar o desenvolvimento da cidade. Ele frisou, no entanto, que os envolvidos estão dando apenas os primeiros passos. “O que vamos buscar é um estudo técnico sobre o solo e, após, repassar para a empresa. Se houver interesse por parte desta, daremos sequência aos debates”, esclareceu.

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé

 

Guilherme Motta