Eleitores têm até 9 de maio para regularizar situação com a Justiça Eleitoral

0
37
Foto: arquivo/Rafael Neddermeyer


Foto: Rafael Neddermeyer

O recadastramento biométrico para os eleitores de São Sepé e Vila Nova do Sul, que compreende a 82ª Zona Eleitoral, já foi concluído. No entanto, quem ainda não fez o cadastro tem pouco mais de dois meses para comparecer no cartório eleitoral e regularizar a situação. O prazo encerra dia 9 de maio.

De acordo com a chefe do cartório, Bianca Benvenuti, os eleitores de São Sepé que não realizaram o recadastramento biométrico até 13 de setembro de 2017 encontram-se com seus títulos cancelados.

Os eleitores de São Sepé que não realizaram o recadastramento biométrico até setembro do ano passado e que se encontram com seu título cancelado, poderão até essa data regularizar seu título comparecendo ao cartório eleitoral com seu título, identidade (ou outro documento oficial), e comprovante de residência.

O eleitor pode consultar sua situação na Justiça Eleitoral clicando aqui. Os eleitores que se encontrarem na situação cancelados poderão reativar seu título comparecendo ao cartório e realizando operação de revisão de seus dados cadastrais. O eleitor que se encontrar na situação “regular” está em dia com a Justiça Eleitoral. Os demais eleitores que estiverem com o título cancelado devem comparecer ao cartório eleitoral de São Sepé ou da cidade em que se encontrem para regularizar o seu título, também até 9 de maio.

“Importante que os eleitores que estejam cancelados regularizem o quanto antes sua situação eleitoral, tendo em vista que não estarão com quitação eleitoral, não podendo assumir concurso público, apresentar em trabalho quitação eleitoral, tirar passaporte, etc. Somente após a eleição é que poderão novamente esses eleitores cancelados regularizar sua situação cadastral.”, destaca.

Quem ainda não tem e deseja fazer um novo título também pode comparecer no cartório eleitoral no mesmo período.

Para mais informações ou dúvidas os eleitores podem entrar em contato pelos telefones (55) 3233-1731, (55) 99661-4140 ou (55) 99661-4628.

Os eleitores podem se dirigir pessoalmente ao cartório eleitoral que está atendendo de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (sem fechar ao meio-dia), na Rua Osvaldo Aranha, em frente à Câmara de Vereadores de São Sepé.

 

Novidades

Recentemente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expediu resolução que garante ao travesti e transexual a atualização dos dados no cadastro eleitoral e a respectiva identidade de gênero. Nome social é aquele que designa o nome pelo qual o transexual ou travesti é socialmente reconhecido. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero – masculino ou feminino – a pessoa se identifica.

O TSE desenvolveu aplicativo onde o eleitor pode consultar seu título: o “E-título”. Através deste aplicativo, o eleitor pode consultar os dados do seu cadastro eleitoral e também localizar seu local de votação. Com o E-título, o eleitor pode apresentar no dia da eleição ao mesário para votar. Caso tenha já feito o recadastramento biométrico e no E-título constar foto, pode utilizar como documento de identificação ao mesário, não precisando apresentar documento oficial e título impresso. “É uma excelente ferramenta para ser implementada no pleito deste ano. Vamos nos atualizar e fazer uso do que as novas tecnologias podem nos proporcionar e facilitar a vida”, destaca a chefe do cartório eleitoral.