Defesa Civil acompanha situação de municípios atingidos pela chuva

0
44

ppci - resfria - popular


defesa civil chuva
Foto: divulgação

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue em alerta para os altos volumes de chuva que atingem as regiões Sul, Sudeste e da Fronteira Oeste, e acompanha a situação dos municípios que registraram danos.

Até o momento, 14 localidades informaram algum tipo de prejuízo em decorrência das chuvas. Destas, duas já decretaram situação de emergência: São Francisco de Assis, que já está com o processo na fase final da homologação, e Arroio Grande.

Os demais municípios seguem realizando vistorias, confeccionando laudos e preenchendo dados no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), com auxílio das equipes regionais de Defesa Civil, enquanto alguns apenas avaliam a possibilidade decretação.

Para ter o decreto homologado, é necessário que os prejuízos públicos atinjam 2,77% da receita anual do município e/ou os prejuízos privados atinjam 8,33%. Após a homologação, as comunidades atingidas já podem receber ajuda humanitária por parte do Estado, o que é o caso de São Francisco de Assis, que ainda nesta semana deverá ter atendida a solicitação de telhas.

Em Jaguarão, Chuí e Santa Vitória do Palmar algumas pessoas precisaram sair de suas casas, mas já puderam retornar. Apenas em Quaraí, onde o nível do rio segue acima do normal, 12 famílias estão em abrigos da prefeitura. As informações são dos coordenadores regionais da Defesa Civil, que acompanham de perto a situação.

Os municípios com prejuízos em decorrência das chuvas de abril são: Aceguá, Arroio Grande, Bagé, Candiota, Chuí, Dom Pedrito, Jaguarão, Herval, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Quaraí, Santa Vitória do Palmar e São Francisco de Assis.

 

 

* Defesa Civil

 

Guilherme Motta