Crianças de São Sepé recebem óculos doados pelo Rotary Club

0
113


 

Fotos: Bruno Garcia

Uma ação social desenvolvida pelo Rotary Club entregou óculos às crianças de São Sepé. A entrega aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 22, no Centro da cidade, e contou com a participação dos rotarianos locais.

No total, 14 escolas municipais e estaduais fazem parte do projeto. No início do ano letivo, o Rotary Club de São Sepé visitou as escolas e realizou uma triagem entre as crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

Quando detectado algum problema de visão na triagem, as crianças foram encaminhadas ao oftalmologista Luiz Reetz, companheiro do Rotary Club, onde se dispôs a examiná-los sem nenhum custo. Durante o exame, o profissional determina as crianças que realmente necessitam usar óculos.

Segundo a presidente da comissão pró-juventude da entidade, Emma Hammel, o Rotary Club manda confeccionar os óculos para as crianças que não têm poder aquisitivo em uma ótica parceira do projeto e faz a doação às crianças. “Fazendo isto, estamos ajudando a melhorar as condições de vida destas crianças, pois elas terão um rendimento melhor na escola”, destaca Emma.

 

Resumo do ano de 2019

Este ano o Rotary Club de São Sepé visitou 13 escolas. Apenas uma do interior não foi visitada, mas está com agendamento. Todas as escolas somam 196 alunos matriculados no primeiro ano do ensino fundamental e foram examinados na triagem 183 alunos.

De um total de 183 alunos, 38 foram encaminhados ao oftalmologista, sendo que cinco não compareceram e outros oito não precisaram usar óculos.

“Então o Rotary fez a doação de 25 óculos para estas crianças que foram entregues na tarde de quarta-feira com a presença dos rotarianos. Neste ano tivemos um envolvimento no projeto de 18h e a colaboração de quatro companheiros”, comenta Emma.

A presidente da comissão destaca que vem acompanhando o projeto nos últimos cinco anos e até o ano passado os problemas de visão nas crianças vinham diminuindo, no entanto, os casos aumentaram consideravelmente em 2019.

“O Rotary faz a diferença na vida destas crianças, pois com este projeto detectamos mais cedo os problemas de visão, podendo ajudar nossas crianças para que no futuro seu problema não evolua para um quadro mais sério”, ressalta.