Obino

Criança morre de meningite bacteriana em Restinga Sêca


 

Foi confirmada a morte de uma criança na manhã desta terça-feira, 14, em Restinga Sêca, por meningite bacteriana. De acordo com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), é um caso isolado e não há registro de surto no município ou em outra cidade da região.

A menina, que teria 11 anos de idade, foi levada ao hospital nesta terça-feira. De acordo com a 4ª CRS, ainda faltam resultados de exames que podem dar mais detalhes da doença.

 

O QUE É MENINGITE?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.

 

SINTOMAS

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que achar que você ou alguém pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento.

Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal estar , náusea, vômito, fotofobia, status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

 

 

* Diário de Santa Maria, com informações do Ministério da Saúde