Com plenário cheio, Câmara de Vereadores homenageou personalidades

0
334

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Casa cheia, emoção e homenagens. Assim pode ser definida a noite de quinta-feira, 23, no plenário da Câmara de Vereadores de São Sepé. A data que marcou o início das comemorações alusivas aos 139 anos do município também foi escolhida pelos parlamentares para uma sessão solene que valorizou personalidades de atuação destacada.

No já tradicional evento, sete nomes ligados a cidade receberam títulos, medalhas e moções. Da mesma forma, os 25 anos do coral Vozes da Pulquéria foi lembrada pelos vereadores, que convidaram o grupo para uma apresentação especial durante a cerimônia. O coro arrancou aplausos da platéia e emocionou os convidados que já haviam sido recepcionados com a música do sepeense Markinho do Sax.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Através de Decretos Legislativos, receberam medalha Sepé Tiaraju – a distinção máxima oferecida pela Casa – o juiz de direto Afif Jorge Simões Neto, o médico Lauro Bulcão Neto, o advogado Daniel Tonetto e o também médico Éverton Neubauer Faria. Os títulos de Cidadão Sepeense foram outorgados ao militar da reserva Edison Luiz Marques de Deus e à juíza Juliana Tronco Cardoso. Já as moções Legislativas, dedicadas à servidora da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, pelos 15 anos de trabalho no departamento e ao coral Vozes da Pulquéria.

Após o momento reservado aos agradecimentos de cada homenageado, dos pronunciamentos dos vereadores proponentes Werther Vargas Filho e Marco Aurélio Cunha Santos, e do presidente da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, Luís Garcia, o prefeito Leocarlos Girardello demonstrou satisfação em conhecer melhor a trajetória dos indicados. “Que maturidade, São Sepé, aos 139 anos, entregar ao Brasil e ao mundo, figuras como vocês”, disse na tribuna. “Parabéns a todos e não esqueçam a nossa cidade”, completou. O discurso final ficou a cargo do presidente da Casa, Marco Antônio da Silveira Filipini. “Estou muito feliz por presidir este evento de hoje, diante de pessoas que enaltecem essa noite”, declarou, enfatizando o desejo de continuar trabalhando na construção de uma cidade melhor.

 


Conheça os homenageados:

AFIF JORGE SIMÕES NETO: Afif Jorge Simões Neto é uma dessas pessoas que tem o dom da palavra. Juiz de direito, ganhou notoriedade para além das fronteiras do município não só por carregar em seu próprio nome o legado do pai, Afif Jorge Simões Filho, mas também por difundir a poesia até mesmo no desempenho de seu ofício. Em 2009, preparou um voto em verso que foi apresentado a 2ª Turma Recursal Cível do Rio Grande do Sul, e virou decisão final, sem direito a recurso. Casado com Mara Scherer Simões, tem dois filhos: Santhiago e Isadora, a quem repassa diariamente os ensinamentos herdados de sua mãe, Ila Lara Simões. Em São Sepé, foi diretor do Centro Cultural Diolofau Brum na gestão de João Luiz Vargas e secretário de Administração no governo de Paulo Joel Leão. Aproveitando-se do talento para a literatura, escreveu quatro livros: Em Nome do Pai, O Cofre, Um Pequeno Rio não Corre para o Mar e o mais recente deles, Causos, Acontecidos e Outros Quejandos.

JULIANA TRONCO CARDOSO: Assim como todos os sepeenses de coração, a juíza de direito Juliana Tronco Cardoso acredita que quem bebe água da bica, a esta terra voltará. Natural de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, passou a residir em São Sepé com um ano de idade ao lado de seus pais, Nilo Sérgio e Maria Lúcia Cardoso. Aqui, viveu por toda a infância e adolescência, onde estudou na Escola João XXIII, no Colégio Tiaraju e no Colégio Madre Júlia, instituição de ensino em que concluiu o ensino médio. Do convívio com os familiares e amigos sepeenses, guarda com carinho as lembranças de momentos como as Festas do Divino, as festas no Clube do Comércio, a participação como prenda no Indio Sepé CTG, os passeios com chimarrão na Praça das Mercês e o comércio mantido há mais de cinquenta anos por seus bisavós, avós e pais. Atualmente, atua na Vara Judicial da Comarca de Restinga Seca, mas visita São Sepé com freqüência ao lado do marido George de Salles Canfield.

ÉVERTON NEUBAUER FARIA: As questões ligadas à saúde sempre ocupam o primeiro lugar na vida das pessoas. Ainda bem que os sepeenses podem contar com o apoio e o profissionalismo de um conterrâneo quando buscam atendimento médico especializado na cidade vizinha, Santa Maria. Nascido em 1973, Éverton Neubauer Faria graduou-se em medicina pela UFSM em 1999. Especializou-se em cirurgia geral, vídeo-laparascópica e minimamente invasiva; concluiu mestrado em Ciências Médicas e atuou como professor de cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFSM. Atualmente, integra o colégio brasileiro de cirurgiões, a sociedade brasileira de cirurgia laparoscópica e a International Hepato-Pancreato-Biliary Association. Além disso, é cirurgião do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Hospital Regional da Unimed e Hospital Universitário de Santa Maria. Entre os compromissos no consultório, hospitais e participações nos principais congressos mundiais das especialidades em que atua, ainda encontra tempo para as visitas na casa dos pais Dalton e Rosa Lília Faria, ao lado da esposa Taís Mezeck e as filhas Ana Luiza Corrêa de Barros Faria e Gabriela Mezeck Faria.

EDISON MARQUES DE DEUS: Apesar de ter nascido em Santa Maria e sido registrado em Porto Alegre, foi a São Sepé, o policial militar da reserva Edison Luiz Marques de Deus, dedicou parte de sua vida social, familiar, e de seu ofício. Em uma trajetória profissional impecável, foi transferido para o 2º Esquadrão de São Sepé em janeiro de 1978. Após passar por outros municípios, retornou para a terra de Sepé para exercer função de Sargenteante e Subtenente do Esquadrão. Em 1998 foi promovido a 1° Tenente, e em 2000 assumiu o comando dos Pelotões de Restinga Seca e Formigueiro. Ao longo de sua carreira militar, Edison recebeu 26 louvores de aspecto disciplinar e foi agraciado com duas medalhas e um diploma por tempo de serviço. Casado com a artesã Jane de Deus e pai de Patrick, Ana Paula e Pablo, ele ainda atuou em causas sociais no município através de entidades como Rotary Club, loja Maçônica Paz e Labor e Apae. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, o Consepro.

DANIEL TONETTO: Apaixonado pelo Tribunal do Júri desde a infância, é desempenhando a função de advogado criminalista que Daniel Tonetto representa São Sepé em outros municípios do Estado. Filho de Adolpho Tonetto Júnior e Vera Tonetto, ele concluiu o ensino fundamental no Colégio Madre Júlia e mudou-se para Santa Maria para dar continuidade aos estudos. Após a graduação em direito pela UFSM, especializou-se em Ciências Criminais e obteve o título de Mestre em Inclusão Social de Apenados. Sua experiência profissional o levou para as salas de aula, onde repassa conhecimentos para alunos de graduação e pós-graduação. Autor de três livros, além de escritor, Daniel é palestrante em eventos no Brasil e na Europa. Articulista semanal do jornal A Razão, de Santa Maria, o advogado é atualmente coordenador do Fórum de Segurança Pública da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e um dos representantes da comunidade no Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública da cidade universitária. Em 2014 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Benemérito de Santa Maria.

LAURO BULCÃO NETO: Lauro Bulcão Neto herdou a determinação do avô, Lauro Bulcão, prefeito de São Sepé por dois mandatos, para construir sua bem sucedida carreira profissional. Filho de Hamilton e Lise Helena Bulcão, concluiu os ensinos fundamental e médio na cidade, passando pelas escolas Mario Deluy, Tiaraju e Madre Júlia. Estudou medicina na Universidade Católica de Pelotas e especializou-se em medicina interna, cardiologia e hemodinâmica. Enquanto médico hemodinamicista do serviço Hemocor, de Santa Maria, e membro do corpo clínico do Hospital de Caridade Doutro Astrogildo de Azevedo, costuma dedicar atenção especial aos pacientes sepeenses. É membro titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Casado com a também médica Valquíria Gallio Bulcão tem dois filhos: Pedro Henrique e Laura.

SANDRA BARIL BRENNER: Natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, casou-se com Marcelo Lorentz Brenner no ano de 1982. Hoje reside em São Sepé, onde nasceram seus três filhos, Tiago, Thaíse e Thaiana, esta que lhe deu de presente uma neta, chamada Manuela. Trabalha na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, desde 1997. Atuou na restauração e conservação de livros na Biblioteca Municipal na administração do Centro Cultural, senhor José Maria Picada, onde permanece atuando até os dias de hoje.

CORAL VOZES DA PULQUÉRIA: 2015 é especial para os integrantes do Coral Vozes da Pulquéria: em 10 de abril, o coro celebrou 25 anos de um trabalho amplamente reconhecido na comunidade de São Sepé. Ao longo deste tempo, mais de duzentas pessoas passaram pelo grupo apresentando um repertório que já supera as cem músicas. Somam-se a este número alegrias e experiências gratificantes que foram multiplicadas entre os seus integrantes. Desde o princípio, o coral é regido pelo maestro Nei Beck, bacharel em música com habilitação em canto pela Universidade Federal de Santa Maria. Ele, que tem vida profissional especificamente ligada à música, atua como regente, professor de técnica vocal e também como solista do grupo MusiClass. Atualmente o Vozes da Pulquéria é presidido por Getúlio de Souza Picada.

 

Fonte e fotos: A.I. Câmara de Vereadores