Obino

Colheita de Olivas inicia mais cedo devido a fatores climáticos


Já está em fase de colheita as azeitonas nos olivais da Prosperato, marca mais premiada do Brasil de acordo com o ranking mundial de azeites. A empresa tem unidades de produção em Caçapava do Sul e São Sepé, onde foi sediada em 2017 a Abertura Oficial da Colheita da Oliva do RS.

A antecipação na abertura da colheita neste ano se deve em muito às condições climáticas que castigaram a cultura durante o ano. Em função disso, a expectativa da empresa é colher frutos suficientes para produzir cerca de 10 mil litros de azeite de oliva extra virgem.

A safra 2018 do azeite Prosperato, será apresentada com as linhas Premium, um blend entre as variedades Arbequina e Arbosana, e a Exclusivo, monovarietal da variedade Koroneiki, ambas devem estar disponíveis no mercado gaúcho a partir de março.

“A Prosperato possui hoje 300 hectares plantados, cerca de 40% desta área em condições de produzir, apesar da pouca idade”, explica Osmar da Rosa, sócio da empresa. “Infelizmente neste ano o clima não colaborou, mas com as condições climáticas adequadas, o terroir da nossa região ajuda a produzir um produto de altíssima qualidade, que aperfeiçoamos a cada safra”, complementa. Ao mesmo tempo, o especialista argumenta que o que anteriormente era um problema de logística – ter áreas plantadas em quatro municípios (Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Caçapava e São Sepé) – se transformou em estratégia de produção. “Algumas áreas sofreram muito com a geada e com o inverno atípico de muito calor’, complementa. “Em compensação, outras não sofreram perdas tão grandes”, resume.

Com sete anos de experiência na olivicultura, a Prosperato segue investindo em conhecimento e capacitação para cada vez mais qualificar seu produto. Rafael Marchetti, sócio da empresa, acredita que ainda há muito espaço para crescer, qualificar ainda mais o produto e aproximar o consumidor. “Aprendemos bastante a cada ano, estamos nos desenvolvendo junto com a olivicultura”, finaliza Marchetti.

Os azeites de oliva extra virgem Prosperato da safra 2018 poderão ser encontrados no Empório Prosperato, km 328 da BR 290, em Caçapava do Sul e no site www.prosperato.com.br.

 

 

* com informações Revista News