Cavalgada vai percorrer 100 quilômetros pelo interior de São Sepé

0
230
Foto: divulgação


Foto: divulgação

Teve início na quarta-feira, 18, mais uma edição da Cavalgada Ecológica de São Sepé. A atividade é promovida pelo Grupo de Cavalgada Marca de Casco, da Subcoordenadoria da 13ª Região Tradicionalista. A concentração começou na propriedade de Aleixo Melo, coordenador do grupo.

Segundo Pedro Renato Silveira, um dos cavalarianos, a cavalgada ecológica visa despertar na comunidade a importância da preservação do meio ambiente e do resgate da cultura gaúcha. A iniciativa conta ainda com a participação do Grupo de Cavalgada Tropeiros do Coração do Rio Grande, de Santa Maria.

Serão percorridos 100 quilômetros no lombo do cavalo, com o objetivo de homenagear o município pelos seus 142 anos de emancipação política e destacar a importância da preservação da cultura gaúcha e do meio ambiente. A cavalgada relembra as tropeadas surgidas no século XVII, dando início ao tropeirismo, com os primeiros tropeiros do RS conduzindo mulas, couro e charque para o centro do país.

Participam 23 cavaleiros que contam com equipe de apoio (motoristas, gaiteiro e cozinheiro), totalizando 30 participantes.

 

Confira o roteiro da cavalgada

Dia 20 de abril (sexta-feira) – saída do Marcelo Osório – Mata Grande, passando pelo Passo da Juliana, CTG Coronel Chananeco, Mato da Taquara, encerrando na Fazenda Vista Alegre, de propriedade de Avelino Picinin

Dia 21 de abril (sábado) – saída da Fazenda Vista Alegre, passando pelo Rincão do Funcho, Boqueirão até a Capela de São Rafael

Dia 22 de abril (domingo) – Saída de São Rafael, passando pelo Morcego até o Aleixo Melo

Encerramento na propriedade de Aleixo Melo, dia 22 de abril, domingo, ao meio-dia.

Em todos os locais haverá o plantio de árvores nativas e animação musical de Geraldo Pereira, Musical Dogge.