Capitão da Brigada Militar fala sobre perturbação do sossego público em São Sepé

0
46


As questões envolvendo perturbação do sossego público são recorrentes em São Sepé e geram muito debate. De um lado pessoas que querem se divertir e do outro aquelas que querem descansar em seus lares. Em entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel nesta semana, o Capitão Alexandre Pires Lacerda, que comanda a Brigada Militar de São Sepé, falou sobre a perturbação do sossego público.

Segundo Lacerda, a questão envolvendo a perturbação do sossego público em São Sepé é recorrente e não são poucos os Termos Circunstanciados e as autuações de trânsito feitos no município pela Brigada Militar. “A questão de perturbação do sossego, infelizmente, é questão de educação. É uma questão de falta de educação de algumas pessoas da comunidade. Não é a maioria com certeza, é um pequeno percentual da comunidade que extrapola o seu direito. O direito de um vai até onde inicia o direito do outro”, comenta.

Foto: arquivo

O Capitão destacou que o direito que uma pessoa tem de se divertir e escutar uma música, por exemplo, termina quando o outro cidadão está em casa e possui o direito de repousar.

“Por várias vezes chega até nós e através das mídias sociais que a ‘Brigada deveria estar prendendo bandidos ao invés de estar aqui multando ou fazendo Termo Circunstanciado por questões de som’. Sim, eu concordo. Mas enquanto nós tivermos um nicho da população deseducada, que cometa essa infração penal da perturbação do sossego, nós não vamos poder voltar nosso foco única e exclusivamente para o criminoso (ladrão). Então nós temos o cometimento de uma infração penal, que é a perturbação do sossego, que nós como polícia ostensiva temos a obrigação de agir e vamos agir sempre”, salienta.

Lacerda destacou que a Brigada Militar está concentrando ações de fiscalização, principalmente nos finais de semana, com operações em pontos específicos da cidade no intuito de prevenir e, se for o caso, atuar na repressão mais qualificada das infrações.

“Enquanto nós tivermos problemas de perturbação e pessoas incomodadas na comunidade com essa perturbação, as providências vão ser tomadas na forma da legislação. Seja através de encaminhamento de Termo Circunstanciado ao Poder Judiciário, seja através das fiscalizações de trânsito. Se estiver acontecendo qualquer tipo de infração penal no município de São Sepé, a Brigada Militar vai atuar”, conclui.

Já com relação a embriaguez ao volante, Lacerda destacou que a corporação local conta com um bafômetro. As ações de fiscalização têm sido intensificadas. “Em 15 dias já foram mais de oito pessoas flagradas, através do etilômetro [bafômetro] conduzindo veículos embriagadas”, destaca.

A orientação da BM é para quem se sentir perturbado em função do volume de som em excesso nas ruas de São Sepé deve comunicar a Brigada Militar pelo telefone 190 ou (55) 99951-6188, informando as características do veículo.