Bancários de Santa Maria e região decidem pelo fim da greve

0
48

guilherme PPCI ok


Assembleia na AABB greve bancarios

Após 21 dias de greve, os bancários de Santa Maria e região decidiram pelo fim do movimento. A decisão foi tomada em assembleia na AABB, em Santa Maria, na noite de segunda-feira, 26. A categoria aprovou as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e também as propostas específicas de Caixa, Banco do Brasil e Banrisul.

Em São Sepé, a agência do Banrisul estava em greve e retomou as atividades nesta terça-feira, 27.

A Fenaban ofereceu reajustes de 10% para os salários, para a PLR e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação. Quanto aos dias parados, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión, avalia a greve deste ano como positiva para a categoria.

“Tivemos uma mobilização forte na região, com mais de 40 agências públicas e privadas em greve durante toda a greve. Infelizmente, por circunstâncias de grandes bases que seguiram a orientação do Comando Nacional dos Bancários, a categoria tem que voltar ao trabalho com a aceitação de uma proposta muito aquém de suas necessidades”, avalia.

 

 

* Sindicato dos Bancários de Santa Maria e região

Foto: Maiquel Rosauro

Scherer imóveis igor