Alunos do Jovem Aprendiz Rural recolhem lixo e conscientizam moradores em São Sepé

0
147

jovem aprendiz senar sindicato rural (58)

A imagem que você viu acima não se repetirá se depender dos alunos que participam do Jovem Aprendiz Rural do Senar, programa desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural. Durante esta quinta-feira, 14, os estudantes retiraram o lixo das ruas do bairro Cristo Rei e distribuíram materiais explicativos para conscientização dos moradores.

Em frente à escola Gabriel Brenner, o que era para estar na lixeira permanecia no entorno dela. Fraldas e restos de comida misturados com material que podia ser reciclável foram encontrados. Tudo foi colocado em sacos plásticos para que um caminhão da Prefeitura remova os materiais. Os estudantes esperam que com o trabalho realizado no bairro o lixo seja destinado de forma correta.

jovem aprendiz senar sindicato rural (45)

Sob o olhar atendo do instrutor, biólogo e professor do Senar, Samuel Haas, os jovens recolheram todo tipo de “microlixo” que viam pela frente. Microlixo são tocos de cigarro, papéis de bala, restos de latas, plástico e papelão. Esses materiais pequenos, que muitas vezes passam despercebidos, eram vistos ao longo do trajeto. A atividade faz parte do módulo de Educação Ambiental. O objetivo é despertar a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e o descarte correto dos resíduos. As aulas contam com atividades práticas e teóricas e abordam temas como agrotóxicos, uso correto da água e separação do lixo.

Muitos moradores, após receberem a visita dos alunos, começaram a limpar seus pátios. Com uma vassoura ou um ancinho na mão, a comunidade do bairro Cristo Rei, aos poucos, foi despertando o interesse em ter um bairro mais limpo. Durante a caminhada um material chamou a atenção. Enquanto não eram vistas lixeiras ao longo das ruas, um morador improvisou um tanque escorado com madeiras e transformou em recipiente para depositar lixo.

Na oportunidade os jovens aprendizes visitaram a escola Gabriel Brenner. Pelo menos duas turmas de estudantes da escola tiveram uma noção de como separar o lixo e levar para casa bons ensinamentos sobre a preservação da natureza.

Para o presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira, a atividade é de grande importância para a capacitação dos jovens e o programa Jovem Aprendiz Rural realiza um trabalho social em diversos bairros de São Sepé. Recentemente os alunos estiveram na Vila Schirmer, no Lajeado do Moinho e no bairro Lôndero, por exemplo, despertando a consciência da população. Mais ações devem acontecer nos próximos meses através do projeto.

 


Veja mais fotos da ação realizada no bairro Cristo Rei

 

[metaslider id=10570]