Alunos do Jovem Aprendiz Rural participam de Dia de Campo em Jaguari

jovem aprendiz rural sindicato

Alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural, do Sindicato Rural, participaram na última terça-feira, 28, do primeiro Dia de Campo Regional do PISA Centro.  A atividade conta com a coordenação da monitora do projeto, Vandrisia Neves Balthezan. O encontrou ocorreu na localidade de Chapadão, interior de Jaguari, região centro-oeste do Estado e contaram com a presença de centenas de pessoas ligadas ao campo, como produtores, presidentes de Sindicatos Rurais, autoridades do município além dos idealizadores do programa Juntos para Competir.

O programa Juntos para Competir é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR e do SEBRAE e a metodologia de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) é desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e o Abastecimento (MAPA), com coordenação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPF) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que tem por objetivo promover o desenvolvimento agropecuário sustentável no âmbito de microbacia hidrográfica que, por meio, de seus consultores promovem a qualificação técnica necessária aos produtores rurais.

O encontro ficou estruturado em quatro momentos: Estrutura da Propriedade e Fruticultura; Produção leiteira manejo das pastagens no sistema de pastejo rotatínuo; Agroindústria; e Gestão e sucessão familiar.

A propriedade teve início em 1954 e está na sua primeira sucessão familiar, são gestores os irmãos João e Nerci, que juntamente com filhos e esposas administram com dedicação e afinco. Hoje em dia são produzidos doces, fumo, morango, uva e leite sendo o último o carro chefe da produtividade. O dia de campo foi bastante produtivo e pudemos conhecer os desafios e os “frutos” do trabalho dessa família aliados ao dia agradabilíssimo em um lugar com belas paisagens naturais.

Além da participação como ouvintes, os aprendizes dedicaram um tempo para responder perguntas aos participantes, curiosos em saber sobre o programa, mais um motivo de alegria para aqueles que organizam o projeto no município.

Na avaliação do Presidente do Sindicato Rural, José Aurélio Saldanha Silveira, a saída dos jovens a campo engrandece o aprendizado e auxilia na formação e qualificação desses  para o ambiente de trabalho.

 

 

* Sindicato Rural de São Sepé