Obino

Alunos do CIEP lançam videoclipe em homenagem a São Sepé


 

Alunos da Escola Francisco Brochado da Rocha (CIEP) lançaram recentemente um videoclipe em homenagem a São Sepé. A música “Salve, São Sepé!” retrata pontos turísticos, lendas, tradições, uso e costumes, além de belezas geográficas, históricas, sociais e culturais do município.

A música “Salve, São Sepé!” foi composta inicialmente por Josué Santos Veleda (em 2015) na forma de “trabalho avaliativo de criação musical no estilo RAP”, para as aulas de música do Professor Misael Assmann, no 2º ano do Ensino Médio da escola CIEP de São Sepé.

Em 2017, por considerar as ideias da música e da letra muito boas, Misael propôs uma parceria a Josué com a finalidade de incrementar a composição e gravá-la no CD da escola que já estava sendo produzido.

Havendo o consentimento, foi realizado um detalhado estudo sobre o município, e com a ajuda de técnicas de composição musical e escrita poética, a música dobrou de tamanho, efetivando assim a parceria entre os dois compositores.

Para a gravação da música, foram convidados mais de 20 alunos da escola, dos quais 14 abraçaram a causa e participaram efetivamente dos ensaios e gravações das vozes e dos violões.

Assim que a música foi gravada, uma versão ainda sem edições foi mostrada para a direção da escola. A diretora Maria Cristina Machado Cardoso, ao gostar da música e do trabalho realizado com os alunos, de pronto lançou outro desafio: propôs que se fizesse um videoclipe.

Desafio aceito, o link pode ser assistido no YouTube e tem mais de 3 mil visualizações (confira a ficha técnica completa na descrição do vídeo). Para assistir o vídeo clique aqui.

 

CD: COMPONDO, TOCANDO E (EN)CANTANDO A VIDA

A partir de uma atividade desenvolvida anualmente (de 2002 a 2018) pelo professor de música Misael Assmann, nas aulas junto aos estudantes do Ensino Médio regular da Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha (CIEP), através de uma metodologia singular foram criadas, por estes, mais de mil canções inéditas (letra e melodia).

Destas músicas, foram selecionadas 25 para constarem no CD. Participaram das gravações alunos e ex-alunos da escola integrantes do projeto “Música no CIEP”, que engloba aulas de canto, violão, composição, percussão, teoria musical, coral, banda escolar e grupos musicais com formações diversas.

O CD (que não tem fins lucrativos e será distribuído gratuitamente para os alunos participantes, comunidade escolar, instituições ligadas à educação, imprensa, etc.) já está na fase de masterização, e depende ainda de recursos financeiros para a finalização, impressão e tiragem de cópias.