Obino

Agricultores familiares de Vila Nova do Sul participam de Dia de Campo


 

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Nova do Sul promoveu na última quinta-feira, 25, Dia de Campo Sócioassistencial em parceria com a Prefeitura Municipal através das Secretarias Municipais de Saúde, equipe do NASF, Assistência Social, Educação e Cultura, empresa Irrigafértil e Banrisul.

A atividade aconteceu na propriedade de José Vicente e Mariolina Neves, na localidade Rincão dos Moraes, através de uma acolhedora recepção.

Na programação, diversas estações técnicas onde os agricultores puderam aprender um pouco mais sobre Produção de Hortaliças em Estufas, Produção de Hortaliças na Pequena Propriedade, Produtos Carência Zero, Aproveitamento Integral de Alimentos, Avaliação Nutricional e Prevenção de Doenças com referência ao Outubro Rosa – Câncer de Mama.

Aproximadamente 30 agricultores se fizeram presentes, além do prefeito José Luiz Camargo de Moura, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Valdemar Cocco, Supervisora da Emater/RS Microrregião Santa Maria, Auria Schröder, e gerente do Banrisul local, Dilvio Mello.

Na oportunidade, as famílias presentes puderam receber as sementes do programa social Sementes Banrisul, o qual o projeto foi realizado pelo escritório municipal da Emater/RS em parceria com a Associação de Feirantes de Vila Nova do Sul, tendo como objetivo incentivar as famílias do projeto sócioassistencial a desenvolverem sua própria horta, melhorando a qualidade de vida e servindo também, como fonte de renda na comercialização dos excedentes.

O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o Banrisul está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizam a agricultura sustentável. A iniciativa visa contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, auxiliando a geração de renda e incentivando o desenvolvimento local sustentável.

As famílias beneficiadas receberão orientação técnica da Emater/RS, através de visitas, encontros, oficinas e dia de campo.