Agricultoras de São Sepé e Vila Nova do Sul participam de curso de artesanato em lã


 

Fotos: divulgação

Agricultoras artesãs de São Sepé e Vila Nova do Sul participaram de capacitação de artesanato com lã ovina, no município de Cerro Branco, juntamente com as extensionistas sociais da Emater/RS Cleisa Peixoto e Cristiane Aires.

O curso foi ministrado pelas extensionistas de Cerro Branco e de Novo Cabrais, Cristina Karsburg e Flávia Borstmann, em dois módulos, sendo que o primeiro deles foi realizado no dia 25 de abril com abordagens sobre raças ovinas, seleção e lavação da lã, tingimento, secagem, abertura da lã, cardação e fiação. Já o segundo módulo, no dia 2 de maio, foi sobre o planejamento da peça, urdidura (os fios fixos e verticais pelos quais passam os fios da trama no tear de pente liço) e a confecção do artigo em lã.

O artesanato permite agregar renda à atividade da ovinocultura que, na região, é mais voltada a produção de carne para consumo familiar, além do resgate da confecção de peças muito utilizadas pelos gaúchos.

O escritório municipal da Emater de São Sepé dispõe de quatro teares para serem utilizados em oficinas. Interessados em aprender utilizar este material deverão procurar o escritório.

 

Fonte: Emater